Fiat Argo 1.3 Firefly: veja sequência de torque do motor

Guia técnico reúne valores de aperto do cabeçote, sub-bloco, distribuição e periféricos do Firefly 1.3

O Fiat Argo 1.3 Firefly, produzido a partir de 2017, utiliza sequência de torque definida pelo fabricante para montagem do cabeçote, bloco, conjunto de distribuição e componentes periféricos.

No procedimento de manutenção, os parafusos do cabeçote seguem quatro etapas de aperto: 15 Nm, 30 Nm, 90° e 90°. Os parafusos do sub-bloco possuem sequência dividida por grupos, com etapas de 12 Nm, 25 Nm, 30 Nm + 40° e 25 Nm, conforme posição dos parafusos.

No sistema de ignição, a bobina utiliza torque de 9 Nm e as velas de ignição 12 Nm. O sistema de escapamento inclui prisioneiros do catalisador ao cabeçote e porcas da abraçadeira da tubulação com 25 Nm, além do coletor de escapamento com 34 Nm. Sensores de rotação, detonação e fase do eixo-comando utilizam torques de 9 Nm, 25 Nm e 8 Nm, respectivamente. O interruptor de pressão do óleo deve ser apertado a 32 Nm e o filtro de óleo a 15 Nm.

No conjunto inferior, a polia da árvore de manivelas utiliza 20 Nm + 150°, as capas de bielas 20 Nm + 40° e o bujão de drenagem do cárter 27 Nm. O sistema de distribuição por corrente inclui guia fixa, tensor e guia móvel com torques entre 9 Nm e 20 Nm. A polia do comando variável VVT utiliza 25 Nm + 40°, e a válvula do comando variável 9 Nm.

O sistema de arrefecimento inclui entrada da bomba d’água com 9 Nm, caixa de saída com 10 Nm e válvula termostática com 9 Nm. No sistema de admissão, o corpo de borboleta utiliza 15 Nm e o jet-cooler 12 Nm.
Entre os periféricos, o tensionador da correia dos acessórios e o compressor do ar-condicionado utilizam 25 Nm, o alternador 50 Nm, a linha de alimentação do alternador 9 Nm, o motor de partida 25 Nm e sua linha de alimentação 10 Nm. A fixação da transmissão ao motor utiliza 80 Nm, com cabo de aterramento da caixa a 15 Nm. O pescador de óleo utiliza 9 Nm e a embreagem 14 Nm.

Os suportes do conjunto motriz incluem coxim do motor do lado da distribuição com 60 Nm + 45° e porcas do suporte rígido com 55 Nm. A sonda lambda utiliza 45 Nm e a tampa de válvulas com separador de óleo integrado 16 Nm.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php