Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Fenatran apresenta lançamentos para o setor de transporte

A Fenatran começou ontem (26/10), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e reuniu empresas do transporte, como montadoras, fabricantes de motor, fabricantes e reformadores de pneus, rastreadores, entre outros. Mais de 350 expositores, de 15 países, devem participar do evento. Os visitantes poderão conferir os destaques da feira até sexta-feira (30/10), das 13h às 21h. Mais informações www.fenatran.com.br

Veja alguns destaques desta edição:

Ford

A Ford anunciou na abertura da Fenatran investimento de R$ 370 milhões nas suas operações, entre 2010 e 2013. Durante o evento, a montadora expõe sua linha de veículos comerciais, os novos modelos na linha Cargo, além da Transit Chassi-Cabine – nova versão da família de vans. “Estamos na Fenatran, trazendo novas oportunidades de modelos para o mercado de transporte rodoviário e urbano, bem como para o setor de serviços essenciais e de construção civil. No segmento de comerciais leves, aumentaremos nossa presença no crescente segmento de entregas oferecendo a versatilidade da Transit Chassi-Cabine. A Linha Cargo, por sua vez, ganha modelos importantes especialmente desenvolvidos com a visão do usuário”, conclui Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul.

Iveco

A Iveco apresentou o novo Iveco Vertis, no último dia 25 de outubro durante coletiva de imprensa na Fenatran, no Anhembi/SP. O Iveco Vertis é a primeira família de produtos desenvolvida integralmente no Brasil. O caminhão é médio e irá atuar na faixa de 9 e 13 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). O caminhão é indicado para os segmentos de coleta e distribuição urbana e interurbana e nas aplicações de baú, carga seca e carga refrigerada, conforme explica a montadora. A linha Vertis é a sexta família de caminhões lançada pela Iveco no Brasil desde outubro de 2007. O estande da montadora contou com a participação do piloto da equipe Ferrari na Fórmula 1, Felipe Massa,  do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e do governador do Estado de São Paulo, José Serra. Na ocasião, o piloto conectou o primeiro caminhão elétrico da América Latina, o Iveco Daily 55C/E a uma fonte de energia, por meio de uma tomada, simbolizando as ações da montadora na área ambiental apresentadas, como motor híbrido-diesel-elétrico, motor a etanol, motor GNV, biodiesel30 e Euro 5.

MAN

A MAN Latin America participa da Fenatran e apresenta na área de sustentabilidade ambiental o kit B100, que está sendo testado pela Engenharia da montadora. O sistema estará instalado no VW Constellation 19.320 exposto no estande e permite que o motor do caminhão opere com 100% de biodiesel na maior parte de sua utilização, conforme explica a montadora. O kit possui especificações, como tanque de combustível adicional, mangueiras e filtro especiais, além de uma unidade gerenciada eletronicamente que injeta a quantidade de biodiesel exigida de acordo com a aplicação. A montadora também inicia os testes com caminhões movidos com a mistura de etanol/biodiesel, na proporção de 70/30%, no primeiro trimestre de 2010. Os primeiros protótipos serão avaliados em frotas de clientes no setor sucroalcooleiro, nas condições reais de uso em lavoura. Além disso, a MAN Latin America avança nos estudos para o uso do gás natural veicular (GNV), desenvolvidos em parceria com empresas como Cummins e MWM International. “Um dos maiores desafios da indústria automobilística neste novo século é a obtenção de novas tecnologias de propulsores veiculares e o desenvolvimento de novos combustíveis que possam substituir os derivados de petróleo. São essas as razões dessas pesquisas, que ainda buscam o desempenho ambiental superior dos nossos produtos”, explica Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

Mercedes-Benz

Durante a Fenatran, a Mercedes-Benz expõe os caminhões leves 710 e Accelo 915 C para serviços de autossocoro. No estande, ambos estão equipados com uma plataforma de alumínio da Engetruck, que pode ser até 700 kg mais leve, permitindo também o transporte de automóveis de grande porte, utilitários esportivos e veículos comerciais leves. “Com a plataforma mais leve, o cliente ganha maior capacidade de carga útil. Isso amplia ainda mais as vantagens já oferecidas aos clientes pelos caminhões leves da marca, reconhecidos no mercado pela agilidade no trânsito da cidade e na estrada, reduzido consumo de diesel e menor custo operacional, o que resulta em maior rentabilidade”, afirma Eustaquio Sirolli, gerente de Marketing de Produto – Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Além dos leves 710 e Accelo 915 C, os clientes podem conferir os caminhões médios L 1318, Atego 1315 e 1418 e os semipesados Atego 1518, 1725 e 2425, bem como os chassis Sprinter 311, 313 e 413.

Scania

Durante a Fenatran, a Scania reservou um espaço em seu estande dedicado à conscientização para uso sustentável dos veículos movidos a diesel. Denominada “Scania. Sustentável do início ao fim”, a ação mostra a preocupação ambiental da montadora nas etapas do ciclo de vida de seus produtos, desde o projeto, produção, operação, manutenção e o descarte. Atualmente, 95% dos componentes de um caminhão Scania podem ser reciclados. A dinâmica adotada é a de um jogo eletrônico com perguntas e respostas promovido entre equipes de visitantes várias vezes ao dia. Cada equipe é representada por um caminhão que emite nuvens de fumaça. A cada acerto, o número de nuvens diminui, assim como a cor da fumaça torna-se mais clara. O vencedor apresentará a menor quantidade e a menor densidade de emissões.

Volvo

Entre os destaques da Volvo na Fenatran está o caminhão FH16 700cv, produzido na Suécia. Além disso, a montadora expõe a linha VM e os caminhões da linha F. “Este ano, como nas edições anteriores, vamos comercializar produtos e serviços durante a feira, pois o evento é uma ótima oportunidade de negócios para a Volvo e seus clientes”, completa Lucimari Stocco, gerente de marketing da Volvo do Brasil. A Volvo mostra também as soluções Volvo para o transporte, os chamados soft products. O estande da Fenatran 2009 terá ainda um espaço para informações sobre os esforços da Volvo na área de meio ambiente, como os veículos híbridos, os sete caminhões movidos a combustíveis alternativos que os engenheiros da marca desenvolveram, entre outras novidades. A Volvo apresentará ainda as soluções de transporte oferecidas pela área de pós-venda – os produtos e serviços da marca que aumentam a disponibilidade dos veículos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php