A Federal-Mogul, anuncia que registrou crescimento de 5% em suas vendas no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Dona das marcas de pastilhas de freio Ferodo, Bendix, Jurid e Stop, a empresa afirma que admitiu novos funcionários para a sua fábrica de componentes de freios instalada em Sorocaba/SP, para atender a esse aumento, sobretudo no mercado de reposição.
“Estamos na contramão do mercado, em meio à avalanche de notícias sobre demissões, layoffs, redução de jornadas, antecipação de férias e outras ações para adequar o nível de produção ao das vendas. Desde a aquisição pela Federal-Mogul da divisão Motorparts (materiais de fricção), no segundo semestre do ano passado, promovemos diversas mudanças na fábrica e ampliamos o nosso portfólio de produtos para o mercado de reposição”, destaca o diretor-geral da companhia, José Roberto Alves.
O diretor também comenta que as dificuldades do mercado surgiram no momento em que se dedicava a assimilar o conhecimento da nova fábrica que acabara de assumir; promover mudanças para aumentar a produtividade; planejar a ampliação da gama de produtos, para atender desde carros populares até modelos importados, e criar componentes para reduzir os custos dos consumidores.
A queda do volume de fornecimento de peças para as montadoras foi em torno de 20% até o momento, mas com esse conjunto de ações, a Federal-Mogul ampliou a sua participação no mercado de reposição e, na soma dos números, obteve a evolução de 5% nos volumes globais de produção e de vendas. O próximo passo anunciado por José Roberto Alves é o foco no mercado de exportação, para aproveitar os benefícios da desvalorização do real e dar sequência à expansão da empresa no mercado latino-americano.