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FCA investirá R$ 500 mi na produção motores turbo em Betim



A FCA (Fiat Chrysler Automobile) investirá R$ 500 milhões no desenvolvimento dos motores turbo Firefly 1.0 de 3 cilindros e 1.3 de 4 cilindros, na fábrica de Betim/MG. A previsão de início da produção é no final último trimestre de 2020 e entrada no mercado no começo de 2021. Isso faz parte de um investimento de R$ 8,5 bilhões que o grupo fará no país até 2024, tornando-se a maior aplicação já feita desde a criação do polo, em 1976.

Não há nada confirmado, mas os motores turbos – da família GSE (Global Small Engine) – deverão entregar 120 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, e 180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, 1.0 e 1.3, respectivamente – Na China não produzidos nestas especificações. Se no Brasil não for igual, será algo muito parecido com isso. Os modelos que receberão os motores ainda estão em sigilo e só deverão ser divulgados no ano que vem.

O investimento bilionário será revertido num total de 25 novidades. Sendo 15 deles da Fiat, entre eles dois ou três SUVs, baseados no conceito Fastback, inspirado na Toro, que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado; os outros 10 serão da Jeep. Vale ressaltar de destes 25, estão envolvidos novos modelos, atualizações de veículos em linha e séries especiais.

“Os bons resultados apresentados pela América Latina nos últimos trimestres, impulsionados pelo Brasil, e o potencial de crescimento do nosso mercado e, em especial, a versatilidade e alta qualificação da mão-de-obra brasileira foram fatores fundamentais para trazer esse investimento ao Brasil, que disputava com outros países a possibilidade de receber a nova fábrica de motores turbo”, afirma Antônio Filosa, presidente da FCA para a América Latina.

O principal concorrente do Brasil nessa disputa era a China – que já produz os motores, mas não receberá este novo polo. O país asiático exporta esses motores para a Europa, e o mesmo acontecerá com os produzidos aqui, que tem como expectativa mandar 400.000 deles para a o continente europeu até 2022.

“Todo o trabalho de desenvolvimento desses novos materiais e componentes, bem como a capacidade de trabalhar com etanol e gasolina, já estão em andamento para que os novos propulsores cheguem ao mercado até o final de 2020, equipando modelos da FCA”, explica Aldo Marangoni, diretor de Powertrain da FCA para a América Latina.

Atualmente, a fábrica de Betim opera com cerca de 20 mil funcionários, e de acordo com a FCA, essa nova fábrica de motores deve gerar 1,2 mil empregos.

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