Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Instalação de vidros elétricos nas portas traseiras

 

Confira nesta reportagem os procedimentos para fazer a instalação de vidros elétricos nas portas traseiras de um veículo

 

icone_texto_p F. Tavares

icone_fotos_p Isabelly Otaviano

 

Apesar de não serem mais vistos como itens de luxo, muitos veículos ainda saem de fábrica sem vidros elétricos, afinal o carro “pelado” ainda é uma opção para quem deseja comprar um veículo, mas precisa pensar na economia em todos os sentidos. Porém, um kit de vidro elétrico é bastante acessível. Além disso, pode ser uma grande oportunidade para o amigo mecânico ampliar sua lista de serviços prestados na oficina com a instalação.

 

Nesta reportagem, mostramos a maneira correta de fazer a instalação dos vidros elétricos traseiros em um Celta. O veículo já veio com os vidros elétricos dianteiros instalados. Wagner H. de Azevedo, técnico responsável pelos Projetos e Desenvolvimento dos Produtos da Tragial, empresa que atua no segmento de autopeças e acessórios automotivos há mais de dez anos, foi quem nos auxiliou nesta reportagem.

 

Antes de começar, Wagner alerta que os vidros, travas, espelhos elétricos e todas as peças da empresa possuem um código indicando a aplicação correta de cada componente. Além disso, todas as caixas e produtos são vendidos lacrados. Se vierem sem essa proteção, é melhor desconfiar.

 

20576

 

20530

 

Este kit vem com as duas máquinas para os vidros esquerdo e direito, chicotes, interruptores, módulo e molduras. Não dispense o manual que vem junto com o kit, pois é através dele que serão verificadas as cores e posições dos fios que serão ligados durante a instalação.

 

20662

 

20549

 

Instalação dos vidros elétricos

 

1) Localize a caixa de fusíveis, pois é nela que é feita toda a instalação do chicote elétrico que alimentam os interruptores dianteiros e traseiros. No caso deste modelo, Celta, a caixa de fusíveis fica do lado inferior esquerdo do volante.

 

20628

 

2) Antes de começar a instalação, verifique a alimentação do carro. Utilizando um multímetro, encontre o positivo e o negativo do veículo. Não se esqueça de fazer a comparação com a bateria, analisando assim se o resultado é o mesmo, ou o mais próximo possível (12 V para esse automóvel). Aproveite o multímetro para também encontrar o pós-chave do sistema elétrico. Conecte o multímetro na caixa de fusíveis e ligue a ignição. A voltagem deve ser a mesma que da bateria.

 

20628

 

3) Conecte o fio positivo do kit (siga o manual para identificar as cores corretas) com o fio positivo da caixa de fusíveis. Não se esqueça de emendar, soldar e isolar.

 

20656

 

4) Ligue o pós-chave do sistema com o do veículo (4a) e, posteriormente, o negativo do kit com o do veículo, que nesse caso foi o parafuso localizado dentro do suporte da caixa de fusíveis (4b).

 

20590

 

20663

 

5) Para levar os fios do sistema até os interruptores do vidro elétrico, será necessária a remoção do forro de porta. Fique atento aos parafusos (neste veículo, ficam na maçaneta e no puxador) que fixam o forro e as capas plásticas que cobrem esses parafusos. Elas podem ser removidas com uma espátula e/ou gancho (5a e 5b).

 

20553

 

20584

 

6) Também será necessária a remoção do controle do espelho. Retire a capa de borracha e, com ajuda de um alicate, exclua a rosca que fixa o controle.

 

20597

 

7) Remova os parafusos da maçaneta, do puxador de porta e do console, para remover o forro (7a). Com ajuda de uma espátula, retire o forro com cuidado para não quebrar os grampos (7b).

 

20575

 

20582

 

OBS: Fique atento ao cabo de aço da maçaneta da porta. Ele fica por dentro do forro. É preciso soltá-lo para remover o forro.

 

8) Para tirar totalmente o forro, será necessário tirar e desconectar o interruptor do vidro elétrico.

 

20664

 

9) Após esse procedimento, remova com muito cuidado parte do plástico protetor da porta para ter acesso à fiação que será conectada ao vidro elétrico.

 

20592

 

OBS: Deixe o vidro fechado para facilitar o manuseio dos fios.

 

10) Localize o conector que fica entre a porta e o corpo do carro. São dois, o macho que fica na parte interna do veículo e a fêmea, que fica na porta.

 

20630

 

11) Passe o chicote do sistema por dentro do suporte da caixa de fusíveis, utilizando a abertura que existe perto da porta (11a). Passe também o chicote do kit por dentro da coifa que protege o conector macho (11b).

 

20570

 

20666

 

12) Com a ajuda de uma chave de fenda, solte as travas dos conectores antes de conectar os fios do sistema de vidro elétrico. Isso serve para os dois conectores, tanto o macho quanto o fêmea.

 

20665

 

13) Conecte os fios do chicote do kit com o conector macho. Repare que a ponta do fio tem uma trava no formato exato da base do conector. Neste caso não precisa seguir uma ordem específica.

 

20595

 

14) Com todos os fios conectados no conector macho, faça o mesmo procedimento com o fêmea, porém, agora, usando os fios do chicote que irá na porta. Preste atenção nos fios que estão ligados ao conector macho: neste momento será necessário seguir exatamente a mesma ordem de cores dos fios.

 

20643

 

15) Com todos os fios devidamente conectados, instale-os novamente na coifa, para proteger toda a fiação e conectores, evitando danos ao sistema, e também ligue os conectores macho e fêmea. Se necessário, use uma fita isolante para ajudar na vedação.

 

20655

 

OBS: Ao colocar os fios por dentro da porta, fixe-os adequadamente para que o limitador da porta, ou o próprio vidro, não danifiquem a fiação. O técnico sugere que os fios sejam fixados juntos ao chicote original, com uma abraçadeira plástica ou cinta “enforca-gato”.

 

16) Originalmente, o veículo já vem com conector de chicote do vidro elétrico dianteiro, que será conectado ao novo chicote. É necessário descobrir quais fios fazem o vidro subir e quais fios fazem o vidro descer. Para isso, conecte o chicote original ao interruptor e, com a ajuda do multímetro, verifique a voltagem da fiação. Ao pressionar o botão de subida, o interruptor deve acusar a voltagem, diferente da fiação de descida.

 

20565

 

17) Solde os fios do chicote do sistema com os fios do chicote original. Preste atenção ao manual, ele vai indicar corretamente a ordem de cores que devem ser seguidas.

 

20633

 

OBS: Não esqueça de proteger os fios com uma fita isolante.

 

18) Com os fios devidamente acondicionados dentro da porta e o plástico de proteção no local adequado, leve o chicote referente à porta traseira até a parte de trás do carro, passando por baixo do acabamento do veículo.

 

20605

 

19) Entre as portas dianteira e traseira, existe um orifício protegido por uma tampa de borracha que pode ser utilizado para passar o chicote de vidros traseiros por dentro da lataria do veículo.

 

20550

 

20) Remova o forro de porta, começando pela manivela do vidro, que necessita de um cuidado maior, principalmente para extrair a cupilha.

 

20551

 

OBS: O restante da porta traseira, deve ser retirado com o mesmo cuidado da dianteira.

 

21) Localize na parte inferior da porta o chicote original do veículo. Solte a coifa para passar o fio do kit e conecte o chicote do sistema com o original. Com os fios dentro da coifa, coloque-os para a parte interna da porta e fixe novamente.

 

20573

 

22) Para soltar a máquina do vidro manual, solte os rebites com uma furadeira. A manivela do vidro manual também tem dois rebites que deverão ser removidos. Ao total, são 5 rebites, dois da manivela e três da máquina o vidro.

 

20543

 

OBS: Não esqueça de fixar o vidro com uma ventosa, para que ele não caia e se danifique no meio do processo.

 

23) Retire a máquina original do veículo. Ela deverá ser trocada pela nova, de vidro elétrico.

 

20587

 

24) Após a retirada da máquina manual, instale a elétrica. Fique atento ao guia da nova peça, que deve ser encaixado com o guia do vidro.

 

20598

 

25) Com a máquina devidamente encaixada e posicionada, fixe os rebites com uma ferramenta adequada (rebitadeira). Com a máquina fixada, tire as ventosas.

 

20667

 

26) Coloque o interruptor e teste o sistema para ver se está ok. Não se esqueça de travar e fixar bem os fios com fita plástica na parte interna da porta para evitar danos, contato com o vidro e com o limitador ou mesmo barulhos. Não se esqueça de colar novamente o plástico da porta.

 

20585

 

27) Para verificar se a ligação das máquinas está correta, após a ligação dos fios de alimentação (positivo, negativo, pós-chave), aterre o fio “cinza” (subida de vidro via alarme) para verificar se os vidros sobem e, se estiver correto, aterre o fio ¨preto¨ (descida de vidro via alarme) para descer os vidros. Caso esteja invertido, troque os fios do chicote que entram (conectam) na máquina.

 

20609

 

28) Antes de colocar a moldura que servirá de suporte para o interruptor, verifique se o forro de porta possui uma marcação para fazer os furos. Alguns veículos já vêm com esses sinais demarcados.

 

20602

 

29) Usando uma furadeira, perfure o local marcado, que será onde os parafusos da moldura serão instalados. Após esse processo, fixe a moldura com os parafusos que acompanham o kit.

 

20556

 

30) Antes de reinstalar o forro de porta, conecte o interruptor ao chicote do sistema. Ainda não fixe o interruptor na moldura, isso dificulta o manuseio.

 

20571

 

31) Para a instalação do forro da porta traseira, siga o mesmo procedimento de instalação da porta dianteira. Após esse procedimento, fixe o interruptor do vidro elétrico na moldura.

 

20594

 

32) Para a instalação do sistema de vidro elétrico traseiro do lado direito, o processo é o mesmo que do lado esquerdo. A diferença é que o amigo mecânico terá que passar o chicote do sistema por baixo do painel do veículo, até o vidro traseiro direito, sempre com auxílio de um “enforca-gato”.

 

20635

 

33) Após a instalação do sistema de vidro elétrico traseiro, é preciso fazer o teste final e a ligação do módulo para a subida de vidro. Conecte o módulo na central e teste os vidros para ver se todos estão funcionando corretamente.

 

20561

 

34) Com a ajuda de um multímetro, encontre o fio de pulso para travar a porta. Ligue uma ponta do multímetro no positivo do carro e a outra nos conectores do interruptor original do veículo.

 

20544

 

35) O mesmo fio localizado no interruptor (neste caso, preto com amarelo) vai até a parte interna do veículo. Ligue o fio de trava de porta do sistema (indicado no manual) com o fio encontrado anteriormente.

 

20591

 

36) Monte novamente todas as portas, a central e a caixa de fusíveis. Para que a central não fique solta, o técnico recomenda que ela seja colada com uma fita dupla face, na lateral da parte interna de onde fica a caixa de fusíveis.

 

20532

 

Mais informações: Tragial 0800-723-0363

2 comentários em “Instalação de vidros elétricos nas portas traseiras

  1. Fiz a instalação toda conforme o descrito porém quando eu coloco o módulo novo, os vidros dianteiros (mesmo dando os pulsos corretamente de subida e descida de vidros, verificados com um multímetro) não funcionam o que pode ser?

    Os mesmos só funcionam quando eu coloco o interruptor (botões da porta do motorista) original dos vidros dianteiros aí aí eles sobem e descem normalmente…

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php