6 milhões de veículos foram produzidos e o complexo também é responsável pela fabricação de motores, transmissões e componentes
O complexo industrial da GM em São José dos Campos completa 65 anos. Inaugurada no dia 10 de março de 1959, a unidade produziu desde então mais de 6 milhões de veículos e 30 milhões de motores e transmissões.
A fábrica possui 2,7 milhões de m² de área total e 500 mil m² de área construída. São seis fábricas que concentram a produção da picape S10 e do SUV Trailblazer, ambos da marca Chevrolet, além de transmissões manuais, motores quatro cilindros e outros componentes.
“Desde a nossa chegada ao Vale do Paraíba, temos contribuído para o crescimento econômico da região, e agora celebramos a história de sucesso de um dos maiores complexos industriais do país”, comenta o diretor-executivo de Manufatura da GM América do Sul, Ricardo Fanucchi.
História da GM em São José dos Campos
Nos anos de 1956 e 1957, a GMB teve seu primeiro projeto de nacionalização aprovado pelo governo por meio do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) formado para controlar a implementação da indústria automobilística nacional.
A meta era a fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6܂503 (médios) e 3.104 (leves). Depois foi lançada a picape Chevrolet, que ficou conhecida como “Marta Rocha”, por ter sua pintura nas cores azul e branco e a famosa composição “saia e blusa”.
Foi atendendo a esse projeto de nacionalização que a GMB se instalou em São José dos Campos, onde montou uma fundição de peças para a produção dos motores. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2 litros) e seis cilindros em linha.
Atualmente, a GM tem, além do complexo de São José dos Campos, os complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos.
Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas no estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.