Foram finalizados os estudos para instalação da nova fábrica da Fiat em Pernambuco, a segunda da empresa no Brasil. A unidade poderá produzir entre 200 mil e 250 mil unidades por ano, com investimentos entre R$ 3 bilhões e R$ 3,5 bilhões. Com previsão para inaugurar em 2014, a planta deve gerar acima de 3,5 mil empregos diretos.
A companhia escolheu o estado de Pernambuco em razão da expansão da comercialização de automóveis e comerciais leves no País, com destaque para o Nordeste. Outra vantagem é a inserção de um polo automotivo composto pela fábrica de automóveis, parque de fornecedores, centro de treinamento, pesquisa e desenvolvimento, além de pista de testes e campo de provas.
Com 14 milhões de metros quadrados em área contínua, o terreno está localizado no município de Goiana, na Zona da Mata norte de Pernambuco. A fábrica foi pensada dentro do Sistema de Gestão Ambiental Fiat. As ruas internas, por exemplo, serão pavimentadas com asfalto produzido a partir de pneus reciclados. A água utilizada no processo industrial será tratada e reutilizada.