Fábrica da Fiat em Betim completa 48 anos: qual primeiro carro produzido?

Fiat 147 abriu a trajetória da fábrica mineira e se prepara para fazer carros híbridos

Fotos: Stellantis/Divulgação

Ninguém imaginava que uma nova marca de automóveis iria se estabelecer tão longe do principal mercado consumidor. E foi isso que ocorreu quando a Fiat anunciou em 1973 que iria construir uma fábrica de veículos em Minas Gerais. Inaugurada em 09 de julho de 1976 já foram 17 milhões de veículos produzidos sendo 4 milhões para exportação em 37 países. O pioneiro desses veículos Fiat era um compacto com projeto bem moderno para a época, o Fiat 147, derivado do 127 italiano, lançado apenas alguns anos antes.

20240516 – BETIM-MG – STELLANTIS – Foto Leo Lara/Studio Cerri

A fábrica da Fiat foi anunciada em 1973 como a primeira fábrica longe das montadoras tradicionais aqui instaladas. Naquele momento o Brasil tinha fábricas como a Volkswagen, General Motors e Ford no ABC paulista além da Mercedes e Scania todas na região e 90% dos fornecedores de peças para veículos também estavam no ABC. Mas houve um grande esforço para instalar uma marca fora desse eixo ainda que estivesse tão longe de um Porto ou até mesmo do mercado consumidor.

A Fiat trouxe consigo os principais fornecedores de peças e insumos para Betim, tudo para facilitar e viabilizar a produção do que seria o seu primeiro veículo.

No dia 09 de julho de 1976 às 11h com a presença do então presidente Ernesto Geisel ao lado de três ministros, o governador de Minas Gerais na época e também o presidente mundial da Fiat, Giovanni Agnelli, acionavam a sirene para a produção começar. Nada menos que 500 jornalistas do Brasil e do exterior acompanharam a cerimônia.

20200521. BETIM – MG – FCA – FIAT CHRYSLER AUTOMOBILIES – F‡brica de m‡scaras. Foto Leo Lara/Studio Cerri

O governo de Minas Gerais cedeu o imenso terreno com 2,2 milhões de m2 já entregue plano para as instalações começarem. Já no início 2.000 vagas diretas de trabalho foram criadas o que é feito memorável para a época. A Fiat já se instalava com toda estruturas para desenvolver automóveis e produzi-los no Brasil com uma autonomia que as outras 12 fábricas aqui instaladas não tinham.

20240516 – BETIM-MG – STELLANTIS – Vista aérea da do Pólo Betim – Foto Leo Lara/Studio Cerri

Os funcionários da fábrica acompanharam a inauguração com expectativa e uma festa regada a salgadinho e cerveja. E logo após a inauguração formal a produção foi iniciada às 14h e só parou por conta da pandemia em março de 2020 para ser retomada alguns meses depois. A fábrica nunca parou e sempre produziu famílias inteiras de veículos sendo hoje uma das maiores fábricas de carros do país.

A partir do 127 italiano os engenheiros da Fiat desenvolveram o 147 brasileiro. Das 900cc de um carro europeu saiu o 1.049cc nacional com soluções únicas de suspensão para atender a demanda da época que era um veículo econômico e de baixa manutenção. E assim surgiu o 147 que também foi o primeiro carro nacional a dar origem a uma família inteira de veículos com uma picape (Chamado “Pick-up” e depois City e Fiorino), perua (Panorama), sedã (Oggi) e também um modelo mais equipado chamado Spazio.

Atualmente a Fiat produz a picape Strada, o Argo, Mobi, Pulse, Fastback e Fiorino, além do Peugeot Partner Rapid que usa a base do Fiorino. Hoje a fábrica da Fiat em Betim está recebendo um ciclo de investimentos da ordem de R$ 14 bilhões e irá lançar a linha de modelos híbridos “Byo-Hybrid” ampliando a gama de veículos feitos na unidade com quase 50 anos de vida.

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