A Volkswagen Caminhões e Ônibus divulga que irá defender mais uma vez a liderança nas corridas da região Nordeste, primeiro em Pernambuco e em seguida no Ceará, pois o VW Constellation venceu essas etapas no ano passado, ambas com Felipe Giaffone. A marca destaca ainda que as duas vitórias no Nordeste foram fundamentais para que o paulista se sagrasse campeão e para que a montadora ficasse com o título de marcas no ano passado.
Rodrigo Chaves, gerente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, ressaltou que o Constellation ganhou o campeonato com Renato Martins em 2006 e com Felipe Giaffone em 2007, além do título de marcas e disse que houve evoluções em freios, aerodinâmica e motor. Outro fato é que uma mudança no regulamento da F-Truck afetou apenas a Volkswagen, com a proibição do uso do câmbio de competição. Com isso, mais de 200 quilos foram adicionados ao peso dos caminhões de Felipe Giaffone, Renato Martins, Valmir Benavides e Débora Rodrigues, além da exigência de acerto da relação de acerto motor-câmbio.
A maior eficiência do conjunto de freios e o novo pacote aerodinâmico, que tornou o Constellation ainda mais rápido em curvas de alta velocidade deixaram a equipe RM Competições com o mesmo nível de performance. O motor também ganhou mais potência e durabilidade para a temporada deste ano. “As novas criações de pista geram valiosas informações para a fábrica e a aplicações dos veículos comerciais também nos ajudam nas corridas”, acrescentou o engenheiro. Atualmente, a Volkswagen tem 81 pontos, contra 66 da segunda marca melhor colocada.
A etapa em Caruaru/PE inicia nesta sexta-feira (2/5), os treinos livres para formação do grid de largada serão realizados no sábado e a corrida no domingo (4/05), às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Grupo ZF apóia Scuderia Iveco
A Iveco retorna à Fórmula Truck nesta etapa de Caruaru/PE com sua equipe oficial intitulada Scuderia Iveco e conta com apoio técnico da ZF durante toda a temporada 2008. A empresa equipa o caminhão Stralis com uma transmissão de seis marchas especialmente desenvolvida para a competição, além do sistema de direção ZF Servocom 8095 e da embreagem SACHS MFZ 430 mm. Após as provas, os componentes e sistemas ZF vão passar por uma criteriosa avaliação e novos acertos poderão ser feitos, de acordo com as características de cada autódromo.
A transmissão do caminhão é a ZF 6S 1700, com conjunto de engrenagens desenvolvido e produzido pela engenharia da ZF no Brasil. Para assegurar a melhor performance do caminhão nas corridas, o componente ganhou escalonamento entre as marchas mais curto e constante, fazendo com que o motor, de mais de mil cavalos de potência, trabalhe numa faixa ideal e com a menor queda no regime de rotação do motor durante as trocas.
A transmissão ZF do caminhão Iveco de corrida possui 220 kg e contribui para uma melhor relação peso/potência, fato que deve favorecer o desempenho nas corridas. Para maior conforto do piloto durante as trocas de marchas, a transmissão integra ainda um sistema pneumático auxiliar (Servoshift), que reduz o esforço necessário e permite mudanças de marchas suaves e precisas, como em um automóvel.