O roteiro de mais de nove mil quilômetros entre a capital paulista e a região de Ushuaia, no extremo Sul da Argentina, foi concluído pelos participantes da 5ª Expedição Internacional Troller, entre 16 de janeiro e 8 de fevereiro de 2008. A equipe foi composta por 18 pessoas distribuídas em 12 jipes. A viagem seguiu tranqüila, porém o único contratempo foi a falta de combustível na Argentina, que fez o grupo perder tempo em filas quilométricas.
Dentre os participantes estava a doutora Wilma Bastos, que possui vários títulos como pesquisadora, além de cinco viagens à base de pesquisa da Antártica. Sua tarefa foi pesquisar as águas para compreender os segredos que permitem a sobrevivência dos peixes no frio, e a preservação do planeta. Com esse conhecimento, ela foi fundamental para o aprofundamento da equipe nos temas relacionados a Patagônia.
Para se chegar a Ushuaia é preciso sair da Argentina, ir para o Chile e depois voltar para a Argentina. No dia 30 de janeiro o comboio chegou a Ushuaia. O retorno teve início em 3 de fevereiro e a chegada em São Paulo ocorreu cinco dias depois.