Alunos do curso de engenharia mecânica da USP, de São Paulo, irão mostrar o “carrinho” i9 com material mais leve e resistente, durante a quinta Maratona de Eficiência Energética, entre 24 e 26 de julho, no kartódromo de Interlagos/SP. O modelo possui compósito para reduzir o consumo de combustível, com alta resistência na estrutura e carenagem. O produto é confeccionado em tecido de fibra de vidro, em substituição à tradicional manta, e a combinação de materiais leves e de alta resistência, como carbono e kevlar laminados com resina estervinílica.
Esse processo permitiu aos alunos um projeto compacto, com 2m50 de comprimento (contra 2m85 do modelo anterior), largura de 0m75 cm (20 mm mais estreito) e peso de apenas 25 quilos (15 quilos mais leves). Já o motor escolhido para o i9 tem 25 m3 de cilindrada e apenas 1 hp, menor que o de 35 cm3 de capacidade cúbica e 1,5 hp utilizados no ano passado, pelos objetivos de economia de combustível, que definirá o resultado da prova.
As inovações apresentadas pelo carrinho refletem os novos processos e técnicas adotadas pela equipe e também as vantagens dos compósitos na indústria automotiva. O estímulo para o projeto foi proporcionado pela ABMACO (Associação Brasileira dos Materiais Compósitos), por intermédio da CETECOM (Centro de Tecnologia de Compósitos), instalado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, na Universidade de São Paulo.