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Qualidade em Série: Estoque na medida certa

Armazenar corretamente na sua oficina apenas uma reserva de peças e componentes de maior giro faz com que o serviço prestado ao seu cliente seja mais rápido e eficaz

Carolina Vilanova

 

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Muitos empresários da reparação não sabem, mas manter um estoque mínimo na oficina, com as peças de maior fluxo, corretamente armazenadas e prontas para serem usadas, pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Muita gente também não dá importância, mas o transporte, o armazenamento e o manuseio correto da peça são fatores de grande relevância para garantir a qualidade na hora de prestar um serviço mecânico ao seu cliente.

 

É por isso que, na oitava matéria realizada em parceria com o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) trazemos as dicas e as recomendações de como montar, manter, organizar e controlar com eficiência um estoque saudável e lucrativo para a sua oficina. “É imprescindível que as maneiras corretas de estocagem sejam respeitadas, para que a peça seja aplicada corretamente, garantindo um serviço de qualidade”, afirma José Palacio, auditor do IQA.

 

O estoque é uma reserva de peças e componentes que a oficina deve ter para atender as necessidades e emergências do dia-a-dia na prestação dos seus serviços. Em primeiro lugar, é preciso determinar o tamanho do seu estoque, e para isso deve-se considerar o fluxo de veículos da sua oficina e seu ramo de atuação. A preocupação atual deve ser manter o estoque mínimo sem prejudicar o atendimento do cliente dentro do prazo estimulado.

 

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“Peças de maior rotatividade devem ter prioridade, sempre de acordo com os serviços que a empresa oferece. Uma oficina que mexe com motor, por exemplo, deve ter lubrificantes, filtros, velas e cabos no estoque. Se a oficina for genérica, o ideal é balancear qual o fluxo maior e manter em estoque as peças que mais saem”, explica Palacio.

 

Outra dica importante é manter parceria com fornecedores, distribuidores e com lojas de varejo, para ser atendido e atender o mais rápido possível. Além disso, um grande varejo também atende o consumidor final e pode indicar a sua oficina como uma boa prestadora de serviços. “Parcerias assim facilitam na hora da assistência técnica e na obtenção de informações técnicas. Mas tudo deve ser feito através dos distribuidores”, comenta.

 

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O segundo passo importante é identificar as peças e armazená-las corretamente, seguindo os critérios de armazenamento do próprio fabricante. Isso garante a preservação da qualidade das peças e sua conservação. “É preciso ficar atento pois existem peças que precisam de posição correta para estocar e essas técnicas diferem de peça para peça. Além disso, muitas produtos têm prazo de validade, como pneus, baterias e lubrificantes”, esclarece Palacio.

 

Mas tudo isso não tem resultado se não houver um controle de estocagem adequado, com uma pessoa responsável pela entrada e saída de peças do seu estoque, principalmente, se contar com peças de alto valor e componentes eletrônicos. “É sempre importante ter controle da data de entrada e de saída de cada componente, para manter o sistema rotativo e evitar o armazenamento de peças fora de prazo de validade, o que pode provocar danos irreparáveis”, analisa.

 

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Também é imprescindível manter as peças em um ambiente fechado, iluminado, limpo e organizado. “A pessoa que responde por armazenar deve se atentar também a esses detalhes, além de garantir um espaço para manipulação das peças”, atenta Palacio.

 

A organização das peças pode ser feita por fabricante ou por tipo de produto, como melhor se adequar aos processos da empresa. O ideal é que a oficina trabalhe com um software de gerenciamento, que faz esse controle automaticamente e ajuda a saber exatamente o que tem no estoque e por quanto tempo. “O técnico precisa saber se pode ou não contar com certa peça, se está disponível e dentro do prazo da validade”, alerta.

 

O software oferece infinitas possibilidades para a oficina, já que as peças são todas cadastradas quando chegam. Pode fazer, por exemplo, o controle da quantidade das peças armazenadas, o que evita encalhar componentes de um determinado fabricante, já que o cliente não escolhe a marca.

 

Por outro lado, as peças que já foram usadas e estão danificadas devem ser mantidas em local separado dos novos produtos. “Separe bem as peças novas das danificadas, que podem contaminar as outras, e além disso, ter um local adequado e seguro garante que as peças descartadas não sejam colocadas novamente em circulação”, afirma.

 

Todas as peças devem ser identificadas e vistoriadas periodicamente, por isso, faça um inventário uma ou duas vezes por ano para observar como está o estoque, tanto na parte contábil quanto na parte física das peças. “O estoque tem impacto direto na saúde financeira da empresa, por isso seu fluxo precisa ser muito administrado”, complementa Palacio.

 

Em oficinas certificadas, o controle do estoque é de suma importância e faz parte do processo de auditoria, no qual verifica-se a limpeza do local, condições das peças, critério de estocagem etc. “Os maiores erros que encontramos são peças oxidadas, embalagens danificadas, produtos fora da embalagem e armazenamento incorreto de determinados componentes”, alerta Palacio.

 

De acordo com o IQA, o profissional deve controlar e conhecer a fundo o seu estoque, garantindo que todas as peças sejam periodicamente identificadas e vistoriadas, para serem aplicadas corretamente, evitando erros e desperdícios. A utilização correta das peças é mais um dos fatores que garantem a qualidade do serviço prestado, com impacto direto no próprio sucesso do negócio.

 

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Cuidados no recebimento das peças
– Confira a nota fiscal;- Analise a situação física da embalagem e como foi seu transporte;- Abra a embalagem e veja se a peça apresenta avarias;- Depois da conferência, verifique o tipo de proteção de cada peça;
– Armazene a peça de acordo com as especificações do fabricante.

 

O que é importante no estoque de uma oficina?
– Organização- Controle- Vistoria Periódica- Giro rápido

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