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Esportivo BMW M3 completa 30 anos

Atual geração do BMW M3 com quatro protótipos: a picape BMW M3, de 1986; o BMW M3 Compact, de 1996; o BMW M3 Touring, de 2000, e a segunda versão da picape BMW M3, revelada em 2011.
Atual geração do BMW M3 com quatro protótipos: a picape BMW M3, de 1986; o BMW M3 Compact, de 1996; o BMW M3 Touring, de 2000, e a segunda versão da picape BMW M3, revelada em 2011.

O ano de 2016 marca o 30º aniversário do primeiro BMW M3, ícone da fábrica alemã que revolucionou o segmento de carros esportivos desde o ano de 1986, quando começou a ser produzido. A BMW Motorsport, precursora da divisão BMW M, foi a responsável pelo desenvolvimento do modelo sobre a base do sedã Série 3. O trabalho deu origem a um carro esportivo de alto desempenho adequado ao uso diário. Ao longo das três décadas seguintes, a BMW M refinou sua pioneira e mais bem-sucedida criação, de geração em geração, sempre com o cuidado de preservar as características originais do M3.

BMW M3 DTM (E30)
BMW M3 DTM (E30)

A fabricante bávara explica que o BMW M3 não foi uma tentativa de produzir um modelo de referência para produção em larga escala; pelo contrário, a ideia era desenvolver um carro de corrida que também estaria disponível em uma versão que pudesse ser usada nas estradas urbanas. A categoria selecionada foi o Grupo A da corrida de carros de turismo – como no German Touring Car Championship (DTM), que sucedeu o German Racing Championship (DRM). Os regulamentos do Grupo A estabeleceram que, para um carro de corrida ser homologado, pelo menos 5.000 unidades de uso particular deveriam ser vendidas dentro de 12 meses.

A cinemática dos eixos, a suspensão e os amortecedores foram adaptados às futuras necessidades das competições automobilísticas, assim como o sistema de frenagem, que combinava o ABS de série, com discos de freio ventilados internamente, na frente, e uma bomba de alta pressão acionada pelo motor. Os detalhes como o padrão de troca de marchas com a primeira marcha no canto inferior esquerdo, também garantiram indicação clara do foco singular do veículo no automobilismo.

Além de tudo isso, também foram efetuadas extensas ações voltadas para a redução de peso. Enquanto a carroceria, com grandes caixas de roda, era fabricada com chapas de metal, de forma tradicional, os para-choques dianteiros e traseiros, juntamente com as saias laterais, a tampa do porta-mala, e o spoiler, eram feitos de plástico; refletindo o compromisso dos engenheiros para uma construção leve e inteligente. Os especialistas da BMW Motorsport mexeram também na aerodinâmica do carro, com a coluna C do BMW M3 seguindo um ângulo ligeiramente menor em relação ao padrão da carroceria, fazendo com que a base fosse mais ampla. Isto permitiu que o fluxo de ar fosse direcionado para o spoiler traseiro de forma mais eficaz.

BMW M3 (E30)
BMW M3 (E30)

Os especialistas do departamento de Motorsport usaram um motor de quatro cilindros e 2.0 litros, montado nos modelos de produção em série como base para a unidade do M3, uma vez que o baixo peso de seu conjunto, além de suas capacidades em altas rotações mostravam que ele tinha exatamente os ingredientes certos para um motor de corrida. Para transformar o motor comum e comportado em um monstro das pistas, digno de um carro esportivo, eles tiveram de submetê-lo a uma terapia intensiva de potência.

BMW M3 Evo (E30)
BMW M3 Evo (E30)

Primeiramente, eles aumentaram seu deslocamento para 2,3 litros e o converteram a um conjunto de quatro válvulas. Para este fim, a equipe empregou um cabeçote devidamente modificado, retirado do motor de seis cilindros do BMW M1, cujas câmaras de combustão eram convenientemente suficientes e possuíam exatamente as mesmas dimensões que a unidade de quatro cilindros. A manivela de acionamento do BMW M3 foi projetada para ser tão resistente, que poderia suportar mais de 10.000 rpm. A velocidade padrão de um carro produção em série é de 6.750 rpm, portanto, isso deixou muita margem para as evoluções do esporte a motor.

A configuração final daquele motor de quatro cilindros e 2.3 litros com tecnologia de quatro válvulas produzia 200 cv e acelerava o M3, que pesava 1.200 kg, de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. A velocidade máxima era de 235 km/h.

Em 1988, era revelada a versão Evo, com potência aumentada mais uma vez a 220 cv e sua velocidade máxima a 243 km/h. E esta receita continuou em 1990, na fase final de desenvolvimento da primeira geração do M3: o BMW M3 Sport Evolution, com motor de 238 cv de 2.5 litros, produzido em uma tiragem limitada de 600 exemplares.

BMW M3 Coupé (E36)
BMW M3 Coupé (E36)

A segunda geração do BMW M3 – que dessa vez, não havia sido desenvolvida especificamente para uso em esportes a motor – era muito mais discreto. Revelado em 1992, seu motor de seis cilindros produzia 286 cv, 3.0 litros, e um torque máximo de 320 Nm. Ele também possuía o inovador sistema de controle de comando continuamente variável VANOS. Naquele momento, o novo modelo estabeleceu dois recordes mundiais – maior potência específica (97 cv/l) e maior torque específico (108 Nm/l) – produzido por um motor naturalmente aspirado.

BMW M3 Compact (E36)
BMW M3 Compact (E36)

Em 1995, o M3 ganhou extensas transformações. O motor de seis cilindros em linha aumentou de 2.990 para 3.201cc, com a potência subindo para 321 cv. Além disso, o novo motor também marcou a estreia do duplo-VANOS, que trouxe um controle de comando de válvulas totalmente variável tanto na admissão quanto no escape. No verão de 1996, o BMW M3 tornou-se o primeiro carro produzido em série a ser oferecido com a opção de caixa de câmbio manual automatizada SMG.

BMW M3 Coupé GT (E36)
BMW M3 Coupé GT (E36)

A terceira geração do BMW M3, revelada em 2000, apresentava uma aparência extremamente atraente uma vez mais, incluindo capô de alumínio com design específico para o motor, arcos de roda proeminentes, tampa do porta-malas aerodinamicamente otimizada, com spoiler traseiro e quatro saídas de escape. Novamente, a potência veio como cortesia de um motor de seis cilindros em linha naturalmente aspirado. A unidade completamente desenvolvida recentemente produzia uma potência de 343 cv de seu 3.246 cc, e um torque máximo de 365 Nm.

BMW M3 Coupé (E46)
BMW M3 Coupé (E46)

BMW M3 Competition (E46)
BMW M3 Competition (E46)

Em vez de ser equipado com um motor de seis cilindros, como as duas gerações anteriores, a quarta geração do BMW M3, apresentado em 2007, era alimentado por um V8 naturalmente aspirado, com potência de 420 cv. Entre as extensas medidas de design leve e inteligentes utilizaram um teto feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) instalado como padrão e um eixo dianteiro feito quase inteiramente de alumínio.

BMW M3 CSL (E46)
BMW M3 CSL (E46)

BMW M3 Convertible (E46)
BMW M3 Convertible (E46)

A atual geração (quinta) do BMW M3 foi introduzida em 2014. De acordo com a mudança de nomenclatura para modelos produzidos em série da BMW, apenas o sedã de quatro portas é considerado “M3”, enquanto o cupê e as variantes conversíveis tinham a designação de modelo M4. Em todas as três variantes de carroceria, um motor de seis cilindros com aceleração livre e tecnologia BMW M TwinPower Turbo e 431 cv alimentam esse monstro. Os elementos de design leve e inteligentes rigorosamente aplicados incluem o uso extensivo de materiais como o CFRP e alumínio para muitos dos componentes do chassi e do corpo. Tudo isso retirou cerca de 80 kg de peso em relação ao seu antecessor.

BMW M3 30 Years
BMW M3 30 Years

Em 2016, a divisão BMW M lançou uma edição especial e exclusiva do M3, limitado a 500 unidades no mundo inteiro – um tributo especial à história de 30 anos de sucesso do BMW M3. Com o seu acabamento externo na cor Azul Macao metálico, o BMW M3 “30 Jahre M3” remete à primeira geração do modelo, para o qual esta pintura foi oferecida pela 1ª vez. O pacote de competição vem de série e agrega extensas modificações no conjunto motriz e suspensão, elevando a potência em 19 cv, para 450 cv.

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