Especialista ressalta importância da manutenção dos rolamentos

Entre os itens que devem ser verificados durante a manutenção periódica dos veículos, um item que não pode passar batido é o rolamento de roda. De acordo com a SKF, empresa fabricante do componente, a falta de inspeção no rolamento pode comprometer a segurança do veículo. “Dependendo da gravidade do dano, a roda trava e o veículo perde completamente o controle. Um rolamento com problema pode causar acidentes gravíssimos”, alerta Alexandre Santana, consultor técnico da SKF do Brasil.

O especialista recomenda que o mecânico oriente seu cliente a levar seu veículo para a inspeção do rolamento a cada 20 mil quilômetros. “Esta peça, a exemplo de outras partes da suspensão, merecem igual atenção e devem ser checadas durante a manutenção preventiva, até por serem considerados itens de segurança de um veículo”, explica Santana.

A vida útil do rolamento, segundo o especialista a SKF, é de 60 mil quilômetros, sendo recomendada a troca nesse período por segurança, mesmo que o rolamento aparente estar em boas condições. Se a substituição for prorrogada, pode haver riscos. “Um rolamento com defeito pode comprometer o bom funcionamento de outros componentes do sistema rodante. As falhas nesse conjunto podem levar à substituição de mais peças e onerar as despesas com manutenção”, diz o consultor.

Além de orientar a verificação preventiva a cada 20 mil quilômetros, o mecânico deve estar atento a reclamações de ruídos na rodagem por parte do cliente. Nesse caso, os rolamentos devem ser examinados. “Ruídos percebidos próximos à roda podem ser oriundos do rolamento”, afirma Santana.

A aplicação correta da peça também é essencial para a boa rodagem do veículo e para a própria vida útil do rolamento. “A garantia do produto está intimamente ligada à qualidade do serviço do aplicador da peça”, finaliza o especialista.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php