A Inspeção Veicular, que visa controlar os gases poluentes emitidos pelos veículos de São Paulo, se tornou obrigatória a 100% dos carros com placa da capital em 2010, e está mais rigorosa: dos 2,5 milhões de carros avaliados, 20% foram reprovados. Por isso, o chefe da assistência técnica da NGK, Ricardo Namie recomenda que sejam verificados previamente os componentes responsáveis pelas emissões de gases, como o sensor de oxigênio (sonda lambda), cabos e velas de ignição.
“A revisão preventiva é a melhor forma de garantir sucesso na inspeção veicular obrigatória, evitando prejuízos posteriores. Além dos transtornos com a reprovação, o desgaste das peças pode resultar em uma série de problemas ao motorista, como perda de desempenho do veículo, falhas no motor, dificuldades de partida e prejudicar peças como bobinas, distribuidor e catalisador”, afirma Namie. Ele também aponta que os taxistas devem ter cuidado especial, por enfrentarem trânsito pesado todos os dias e ficarem mais propensos a problemas nas peças devido ao alto desgaste.
Além da revisão preventiva, Namie aconselha ainda abastecer o carro em postos cujo combustível tenha garantia de qualidade. Gasolina ou álcool adulterados danificam peças e comprometem o desempenho do motor.