O gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, aborda cuidados que o mecânico deve ter na manutenção do cubo de roda dos veículos. Para ele, trata-se de um componente fundamental para a segurança no trânsito. “O excesso de torque no aperto da porca de fixação do cubo ao eixo pode causar superaquecimento dos rolamentos, fazendo o conjunto travar ou soltar a roda, provocando não só a perda do controle do veículo, mas também gerando um grave acidente”, afirma Jair. A falta de aperto, por outro lado, também pode causar empenamento, desprendimento da roda e ocasionar acidentes.
Jair continua explicando que, para a correta fixação da roda ao cubo é necessário aplicar o torque recomendado pela montadora do veículo e de forma cruzada, evitando empenamento do conjunto. Segundo ele, o excesso ou aplicação incorreta do torque pode levar a quebra da fixação ou ainda provocar trepidação na direção ou durante a frenagem.
Ruído na roda também pode ser indício de problemas no cubo ou rolamentos. “A falta de manutenção adequada pode danificar outros componentes do veículo, causando gastos desnecessários”. Pancadas, infiltração de água por tráfego em regiões alagadas são outros fatores podem comprometer o cubo.