Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Especialista fala da importância do arrefecimento em motores diesel

A falta de atenção com a manutenção preventiva pode afetar o motor do caminhão e causar grandes prejuízos aos motoristas. Hábitos simples como ficar atento com o sistema de arrefecimento, conferindo o nível da água e aditivo do radiador, podem evitar danos na parte interna do bloco e do cabeçote.

17960

“Caso esse líquido não esteja em nível e proporção adequadas, o motorista poderá comprometer a vida útil do motor, pois será necessário abri-lo devido à cavitação e corrosão na parte externa da camisa. É a área que circula entre o bloco e a camisa de cilindro”, adverte afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem (Conselho Nacional de Retítica de Motores). O fato de não colocar aditivo na água pode enferrujar os componentes do motor.

Laguna lembra que importante verificar a composição do aditivo, uma vez que existem várias marcas no mercado e o produto tem algumas funções relevantes. Uma delas é elevar o ponto de fulgor. “A água ferve a 100ºC, com o aditivo chega a 112ºC/120ºC, evitando superaquecimento”, explica. Outra vantagem oferecida pelo aditivo é o controle da acidez da água. “Assim, o líquido estará limpo e permanecerá nas cores rosa ou azulada”, diz.

17959

Ele enfatiza também que, além da importância da correta quantidade de água e aditivo no sistema, a tampa do radiador e do expansor são fundamentais para o funcionamento do motor. “A tampa mantém a pressão do sistema de arrefecimento em ordem, contribuindo para a durabilidade do motor”, esclarece Laguna.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php