Especialista explica os riscos da saturação do filtro de combustível

A WIX, fabricante de autopeças, explica que o filtro de combustível tem como função proteger o sistema de injeção e componentes do motor contra partículas de sujeiras, provenientes do álcool, gasolina ou diesel e, portanto, deve ser mantido sempre em bom estado de uso. “Quando saturado, o filtro de combustível pode entupir bicos injetores, fazer o motor perder a força e até parar de funcionar, bem como causar a queima da bomba elétrica de combustível. É essa peça que protege todo sistema de alimentação do combustível”, afirma o gerente de qualidade e serviços da Wix, Jair Silva.

17454

A recomendação do profissional é efetuar a manutenção dos filtros automotivos, não só o de combustível, mas de ar e óleo, dentro dos prazos estipulados pelo fabricante do veículo e também avaliar regularmente a vida útil do componente para verificar se há necessidade de substituição, pois em condições severas de uso o período para troca pode ser encurtado. “Combustível de qualidade duvidosa, contaminado por água ou qualquer outra substância contaminante pode danificar a peça”, explica.

Segundo Silva, cumprindo os prazos determinados para a troca dos filtros automotivos, há benefícios tanto para o adequado funcionamento do automóvel como para o meio ambiente. “A substituição preventiva dos filtros e dos intervalos de trocas preservam a durabilidade do motor, evitando desgaste prematuro de peças e perfeito funcionamento de todo o conjunto”, finaliza.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php