A Nakata reforça importância de se realizar a revisão do sistema de arrefecimento do veículo periodicamente, verificando todas as peças que o compõem. Conforme explica o especialista Jair Silva, supervisor de serviços da fabricante, a falta de manutenção preventiva pode provocar superaquecimento do motor. Segundo ele, o sistema mantém a temperatura ideal do propulsor realizando trocas de calor com o meio ambiente, possibilitando assim, um funcionamento com menos atrito e desgaste interno das peças.
Outros fatores que ocasionam no superaquecimento do motor, explica Silva, são problemas no radiador, bomba d’água, mangueira furada, selo de lobo, cabeçote furados, válvula termostática travada e tampa do vaso expansor danificada. O especialista afirma que quando o defeito é na bomba d’água podem ocorrer vazamentos do líquido de arrefecimento por meio do selo.
A recomendação da Nakata é que seja efetuada a limpeza do sistema de arrefecimento, colocando aditivo na proporção adequada e evitando usar somente água, pelo menos uma vez a cada dois anos. A Nakata disponibiliza dicas sobre manutenção em sua página de vídeos no Youtube:https://www.youtube.com/componentesnakata.