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Especial | Loja do Mecânico: Sinergia com o profissional

Foto de abertura ed.342 LDM

Com três décadas de história, o maior e-commerce de máquinas e ferramentas da América Latina amplia sua estrutura logística e almeja marcar presença nos principais centros urbanos brasileiros com a expansão das lojas físicas

por Fernando Andrade Lalli fotos Lucas Porto & Vinicius D’Angio

Embora o acesso comercial à internet no Brasil tenha começado em 1994, o comércio online ainda engatinhava na virada do milênio e estava longe de se transformar na ferramenta de mudança da sociedade que se tornou mais tarde.

Mesmo assim, Márcio Gurgel viu que ali havia potencial para expandir seu negócio de máquinas e ferramentas. Criou um site básico com catálogo de vendas que, aos poucos, foi evoluindo até se tornar a Loja do Mecânico, um verdadeiro marco na história do e-commerce no Brasil.

2.Lojas físicas

Atualmente, a Loja do Mecânico é o maior site de venda de máquinas e ferramentas da América Latina. Com foco em atender ao público profissional em todo o Brasil, a empresa tem em sua gama cerca de 70 mil produtos ativos A variedade de ferramentas manuais, especiais, elétricas e pneumáticas é tamanha que é possível comprar uma oficina completa pelo site, incluindo elevadores automotivos, macacos-jacaré, scanners, parafusadeiras e tudo o mais.

O catálogo atende não só a mecânicos automobilísticos como também profissionais de funilaria e pintura, estética automotiva, borracharia, autoelétrica, linha pesada, mecânica de motocicletas, marcenaria, jardinagem, construção civil, entre muitos outros. Pelo site é possível adquirir desde uma mera chave combinada 10 mm até um forno de padaria, passando por prensas, tornos, compressores de ar, seccionadoras, betoneiras, enfim, das ferramentas mais básicas às mais especiais, e que 25 anos atrás ninguém imaginava ser possível comercializar pela web. Ou melhor, quase ninguém.

3.Lojas físicas fachada

4.Centro de distribuição

“Em meados de 1998 já existia o e-commerce, mas praticamente só vendia eletrodomésticos da linha branca, moda, calçados. Não se via ninguém se movimentando para a venda de máquinas e ferramentas”, afirmou o fundador e CEO da Loja do Mecânico, Marcio Gurgel.

Márcio começou sua jornada em 1988, vendendo ferramentas de porta em porta pelas oficinas da região de Franca, a 396 km de São Paulo, capital. Desde sempre, o executivo percebeu que mecânicos tinham dificuldade em adquirir ferramentas especiais, não só em sua região como em praticamente todo o interior brasileiro.

Para ampliar o alcance e atender às necessidades do profissional que buscava sempre trabalhar com o melhor equipamento, surgiu o site embrião da Loja do Mecânico – que à época ainda se chamava ‘Ferramentas Automotivas’. “A gente começou com um site tipo um PDF, sem nada de tecnologia, colocando lá fotos do produto e código, com frete único para todo o Brasil. Eu conto que a empresa crescia 100% a cada mês. No primeiro mês, um pedido. No segundo mês, dois pedidos. Terceiro mês, quatro pedidos, e assim foi”, relembrou.

Embora fosse um site simples, não demorou para que o modelo de negócio ganhasse tração. “O mecânico em si tinha dificuldade, principalmente nas cidades mais do interior do Nordeste e Minas Gerais, de ter acesso a ferramentas especiais automotivas”, apontou. Porém, as vendas ainda eram concluídas por e-mail ou via fórum. Havia a necessidade de evoluir.

Em 2003, a empresa implantou no site a plataforma de e-commerce, o que possibilitou que as compras fossem efetuadas dentro do próprio site. Com isso, tornou-se de fato o primeiro site de venda online de máquinas e ferramentas no Brasil. “Mas era uma dificuldade achar programador”, comentou Marcio. “Então o Thiago (Gurgel, ilho de Márcio), ainda muito novo, fez o curso de Dreamweaver e foi me ajudar nessa página”.

Três anos depois, em 2006, o site recebeu o nome pelo qual ganharia notoriedade: Loja do Mecânico. Graças à visão empreendedora de Márcio Gurgel, ao compromisso de oferecer as melhores condições de garantia e entrega ágil ao cliente, e às parcerias estratégicas com fornecedores de ponta, a Loja do Mecânico se tornou sinônimo de máquinas e ferramentas no Brasil. E, hoje, colhe os frutos do pioneirismo.

5.Centro de distribuição

6.Centro de distribuição

7.Centro de distribuição

8.Centro de distribuição

RITMO ACELERADO DE EXPANSÃO

Em 2013, o site passou a ser gerenciado pelo Grupo Gurgelmix, que reúne as iniciativas administradas por Marcio e Thiago Gurgel, como a própria Loja do Mecânico e a FortG, marca própria para ferramentas especiais abrangendo diversos segmentos, que nasceu no mesmo ano. Desde então, o crescimento do negócio, que era gradual, passou a ser quase exponencial.

“Hoje, a Loja do Mecânico é um sucesso absoluto entre os mecânicos automotivos e outros profissionais, com quase 200 mil pedidos por mês”, celebra Márcio Gurgel. De acordo com dados do SimilarWeb¹, a Loja do Mecânico é um dos 500 sites mais acessados no País, com mais de 20 milhões de páginas visitadas por mês. Mesmo pertencendo a um nicho de público profissional, está em 33º lugar no ranking de e-commerces do Brasil.

Esse crescimento exigiu investimento e planejamento logístico. Por isso, em 2019, o coração da operação da Loja do Mecânico foi transferido de Franca para Cajamar/SP, cidade que fica a 44 km da capital paulista. De Cajamar saem 92% de todos os 7 mil pedidos diários atendidos pela logística da Loja do Mecânico. Os demais 8% vão direto dos fornecedores para o destino final.

Porém, mesmo a atual estrutura já ficou pequena para o futuro da Loja do Mecânico. A empresa se prepara para mudar ainda em 2022 para um novo centro de distribuição, também em Cajamar, que possui mais que o dobro de área (de 25 mil para 53 mil m²) e quase o triplo de docas (de 33 para 90). O salto em capacidade de armazenamento antecipa o tamanho da transformação pelo qual a empresa está passando.

Há dois anos, o fundo de investimentos eB Capital adquiriu o controle da Loja do Mecânico e, desde então, foi posto em prática um plano de expansão para ampliar o faturamento da empresa.
A meta para 2022 é fechar com faturamento de R$ 1,5 bilhão e, daqui a quatro anos, chegar a R$ 5 bilhões.

9.Centro de distribuição

O alicerce desse plano é o conceito de omnichannel: estar cada vez mais próximo do cliente, não importa onde ele estiver. Por isso não bastava apenas aumentar o centro de distribuição principal, mas, também, descentralizar os pontos logísticos para otimizar o atendimento.

10.Centro de distribuição

Layout das novas lojas físicas busca ter sinergia com o profissional

“Ainda enquanto estávamos em Franca, a gente viu que precisava estar mais próximo do cliente. Só de ficarmos mais próximos a São Paulo aumentamos em 30% as nossas vendas para a região da capital”, afirmou Márcio Gurgel. “E com isso a gente entendeu que deveríamos estar em outras partes do Brasil”. Assim, surgiram os centros de distribuição em Recife/PE e Betim/MG. “Estamos à procura de novos locais. Os próximos CDs serão em Goiânia/GO e Porto Alegre/RS”, declarou.

Outro importantíssimo braço estratégico está na expansão das lojas físicas. É verdade que já havia uma Loja do Mecânico física desde 2006 em Franca, mas desde 2020 foram inauguradas mais nove unidades: mais uma na cidade natal da companhia, duas em Ribeirão Preto, Jundiaí, Praia Grande, Limeira, Sorocaba, Belo Horizonte/MG e a loja de Campinas, recém-inaugurada no último mês de setembro.

O layout das novas lojas físicas busca ter uma sinergia com o público-alvo profissional, oferecendo uma variedade enorme de produtos, não só os básicos (EPIs, ferramentas manuais) como também específicos (scanners, kits de sincronismo de motor, chaves especiais).

11.Centro de distribuição
Há seções específicas com equipamentos para soldagem, equipamentos para casa e jardim, gerador diesel, serras, tornos, furadeiras, até mesmo uma moenda elétrica para fazer caldo de cana. Um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de ferramentas, com atendimento de vendedores especializados, desde quem faz alguma atividade por hobby até empresas via pessoa jurídica.

12.Centro de distribuição

13.Centro de distribuição

14.Centro de distribuição

15.Centro de distribuição

16.Centro de distribuição

Hoje ocupando o cargo de Diretor de Tecnologia da Loja do Mecânico, Thiago Gurgel explica que as lojas físicas também têm importante função logística: cada uma delas tem um minicentro de distribuição com cerca de 8 mil itens cadastrados, que agiliza a entrega ao cliente daquela região tenha ele comprado na própria unidade ou pelo site. Por exemplo, se o sistema identifica que o produto comprado pela internet existe em uma loja próxima ao cliente, o pedido vai para a loja e a entrega pode acontecer em questão de horas.

“Toda venda que é feita na região da loja de qualquer canal, é a loja quem entrega. Então, em São Paulo, capital, por exemplo, o prazo de entrega que era de um ou dois dias caiu para questão de algumas horas. Nas filiais, estamos com uma média de seis a oito horas. Então, o cliente recebe o que comprou no mesmo dia”, descreveu Thiago, reforçando que além do tempo de entrega, comprando da loja física, o cliente tem frete grátis.

17.Centro de distribuição

O objetivo é que a rede de lojas esteja presente em todos os principais centros urbanos brasileiros entre 2023 e 2024. “A meta é bem arrojada, mas com a experiência de abertura dessas lojas e com o time de expansão, a gente acredita que vai conseguir”, disse Márcio.

18.Centro de distribuição

Para os que precisam de crédito para montar do zero ou investir no próprio negócio, a Loja do Mecânico também montou uma área financeira para oferecer consórcio para o profissional, financiamento, além de toda orientação e suporte técnico necessário na compra dos produtos.

Mas para suprir as necessidades do profissional, não basta colocar a ferramenta nas mãos dele. É necessário treiná-lo e capacitá-lo ao trabalho, e fazer um trabalho de atualização de informação técnica constante. Por isso, como parte do plano de expansão, a Loja do Mecânico precisava de um braço de informação e produção de conteúdo para fechar o ecossistema em torno do cliente.

19.Centro de distribuição

Foi então que ocorreu a aproximação entre Loja do Mecânico e a Revista O Mecânico. As duas empresas se uniram no último mês de julho e, agora, a Revista vai aplicar seu know-how em formação e informação técnica para liderar o projeto de ensino profissional da Loja do Mecânico. Os treinamentos já começaram de forma itinerante na carreta da Loja do Mecânico, que percorrerá as lojas oferecendo cursos e treinamentos dos mais variados temas. Mas a meta é implementar uma escola em cada uma das lojas físicas da rede.

20.Centro de distribuição

“A ideia é que no futuro, tenha um espaço nas lojas físicas da Loja do Mecânico para treinamentos e eventos”, declara Thiago Gurgel. “A ideia com O Mecânico é montar essa área de educação e deixar o profissional preparado para novas tecnologias, carros eletrificados, e mais. Queremos sair na frente e que ele consiga, com a Loja do Mecânico, facilitar essa trilha de aprendizado”, comentou.

Márcio Gurgel celebrou a parceria. “Eu acredito que mais do que vender, nós temos a responsabilidade de valorizar o profissional e levar a ele informação de qualidade e de quem entende do negócio”, afirmou. “O foco agora é mostrar para esse cliente a diferença de comprar em um e-commerce tradicional e comprar em um e-commerce profissional, que tem a cara dele e, que além de ferramentas de qualidade, traz conteúdo de qualidade para ajudá-lo no dia a dia”

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