Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Equipe mostra detalhes do Ford Ranger que disputa o Rali dos Sertões

A X Rally Team, equipe formada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, trouxe da África do Sul dois protótipos Ford Ranger 4×4 para disputar o Rali dos Sertões 2014, que começa na próxima segunda-feira. A picape vem equipada com motor Ford 5.0 V8, movido a gasolina, derivado do Mustang, e capaz de gerar cerca de 350 cavalos de potência.

17237

O modelo fez neste ano sua estreia no Rali Dakar e foram construídos pela Neil Woolridge Motorsports, em conjunto com a Ford e com especialistas europeus em chassis. “Do Dakar até aqui o carro passou por uma releitura completa e uma série de atualizações foram instaladas, melhorando a Ranger em praticamente todos os quesitos”, destacou Marcos Baumgart.

17236

Cristian Baumgart testou o carro na última semana em Brotas/SP. “O carro é muito estável, suave, fácil de guiar e muito mais potente. Claro que agora é outra categoria, saímos da Protótipos T1 para correr na T1 FIA, onde a diferença é sempre grande. Mas saber era uma coisa, e sentir essa diferença foi uma experiência animadora”, revelou Cristian.

O protótipo Ford Ranger 4×4 tem um entreeixos bastante curto, o que favorece a estabilidade, assim como por exemplo a localização dos estepes: um fica amarrado na parte traseira do carro, onde seria a caçamba, e outros dois ficam escondidos embaixo do chassi, na parte central. Isso visa equilibrar ao máximo o centro de gravidade e a distribuição de peso do carro.

17238

“O câmbio também é muito suave nos engates e o freio me impressionou pela força e pela rapidez com que se para o carro”, observou Cristian. “Acho que a briga vai ser muito bacana pela vitória geral do Sertões, porque serão quatro carros T1 FIA na luta, e isso vai ser bacana para o público acompanhar”, conclui Marcos.

O Rali dos Sertões 2014 vai de 24 a 30 de agosto e percorre 2.684 km entre Goiânia/GO e Belo Horizonte/MG.

17239

Ficha técnica
FORD RANGER 4X4 – X RALLY TEAM/NWM

Carro-base: Ford Ranger 4×4 Cabine Dupla
Categoria: T1 FIA
Motor: Ford 5.0 litros V8
Gerenciamento eletrônico: Magnetti Marelli
Potência: 350 cavalos a 4.500 RPM
Torque: 560 Nm a 4.100 RPM
Limite de giros: 5.500 RPM
Suspensão: BOS com dois amortecedores por roda e barra anti-rolagem traseira
Freios: Brembo (refrigerado a água na traseira e a ar na dianteira)
Tanque: 500 litros de capacidade
Combustível: Gasolina
Câmbio: Sadev sequencial de seis marchas
Tração: Integral 4×4
Diferencial: LSD, dianteira e traseira
Rodas: Evocorse 16 polegadas com pneus BF Goodrich 245/85-16
Peso do conjunto: 1.975 kg

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php