Equipe brasileira vai competir no Paris-Dakar com etanol como combustível

Uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, o rally Paris-Dakar, vai contar com um veículo movido a etanol na próxima edição da corrida, que terá a largada no dia 1º de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe Valtra Dakar Eco Team, da dupla Klever Kolberg e Giovanni Godoi, competirá com uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, usando o combustível da Cosan, o mesmo que abastece os postos Esso.

4219

“Essa é uma idéia antiga que vamos colocar em prática em 2010 com a criação da categoria Experimental, que reúne os veículos movidos por fontes de energia alternativa ao petróleo – combustíveis verdes como etanol, nitrogênio e eletricidade, entre outros”, contou Klever, piloto do time. “O objetivo do projeto é mostrar para o mundo que podemos competir com combustíveis alternativos, que não agridam o meio ambiente”, completa.

O abastecimento, que só pode ser feito uma vez por etapa, cerca de 600 km, será efetuado pela Cosan, que transportará 8 mil litros do combustível para a Argentina e para o Chile. A equipe vai precisar de quase duas vezes mais combustível do que os carros movidos a diesel ou gasolina, ou seja, o tanque terá 560 litros para suporetar a automomia necessária.

“Não estamos pensando em competitividade e sim em sustentabilidade. Vamos aproveitar a visibilidade mundial do Dakar para divulgar os benefícios ao meio ambiente do uso do etanol da cana de açúcar como combustível e a eficiência e confiabilidade da tecnologia flex “, completa Klever.

Para manter o veículo em ordem durante a competição, a equipe conta com dez mecânicos, dois carros de apoio e dois caminhões, para transportar as ferramentas, as peças de reposição e o etanol.
A 32ª edição da prova, que pela segunda vez consecutiva será realizada na América do Sul, vai atravessar a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, no Chile. Esse percurso tem a extensão de nove mil quilômetros antes de cruzar a linha de chegada, no dia 17 de janeiro, em Buenos Aires.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php