A ZEN, indústria brasileira do segmento automotivo e pioneira na fabricação de impulsores e com 63 anos completados, já está consolidada no mercado brasileiro e internacional. Hoje, a companhia está em mais de 60 países, tendo aproximadamente 50% dos negócios destinados à exportação. A atuação da companhia é tão ampla que de a cada quatro carros novos fabricados na América do Sul, três deles saem com produto ZEN. Isso tudo graças aos mais de 3 mil itens do portfólio. A Revista O Mecânico entrevistou, o atual presidente da companhia e filho de um dos fundadores da ZEN, André Zen. Em 30 anos de carreira, ocupou diversas posições executivas em empresas como ZEN e Delco Remy. Ele se destacou por ter sido fundamental na implementação do sistema de governança
da ZEN.
REVISTA O MECÂNICO: Como nasceu o negócio de vocês?
ANDRÉ ZEN: Meu pai, Hylário Zen, e meu tio, Nelson Zen, trabalhavam em empresas de ferramentaria mecânica e resolveram construir uma pequena oficina em São Paulo, em maio de 1960. Na época, iniciaram fabricando ferramentas de estampagem de peças para aparelhos de rádio. Em 1963, os dois tiveram o primeiro contato com um modelo de impulsor de partida e estudaram o funcionamento da peça. Com a empresa sediada em um galpão maior, compraram uma prensa de fricção e no mesmo ano fabricaram o primeiro impulsor de partida da ZEN. Anos mais tarde, eles já se tornavam os líderes de mercado em impulsores de partida no Brasil.
O MECÂNICO: Como foi a estratégia de ampliação da produção, como tudo começou?
ANDRÉ ZEN: Como o bairro em que meu pai e meu tio estavam ficou restrito a atividades industriais, eles resolveram voltar para Brusque, em Santa Catarina, terra natal. Em 1974, o primeiro equipamento chegou à atual sede de nossa fábrica. Tanto meu pai como o meu tio sempre encararam os desafios. Foram essas características que tornaram a ZEN em uma líder mundial na produção de bens de consumo para o mercado automotivo. Em 1994, lançamos o Qualidade Total ZEN (QTZ), um programa para conscientizar nossos colaboradores sobre a adequação da empresa às normas de qualidade. O QTZ foi a base para alcançarmos a Certificação ISO 9001, em 1996, posteriormente, em 1998, a QS 9000, que em 2002 passou a ser ISO/TS 16949, relacionada à indústria automotiva. Desde 2009 temos também a ISO 14001, atestando a seriedade de nossa gestão ambiental. Em 1996, finalizamos a implantação do sistema de células na manufatura, reduzindo o tempo de fabricação de nossos produtos. No início do século 21, demos um grande salto no mercado original, dobrando o volume de produção, o que exigiu a ampliação e a modernização da fábrica.
Em 2012, iniciamos um processo robusto de melhoria contínua e posteriormente criamos o Sistema de Manufatura ZEN (SMZ). Tendo o pensamento Lean como estratégia de negócio, tivemos uma evolução significativa nos resultados operacionais, com qualidade, eficiência, produtividade e segurança para nossos colaboradores. Em 2006 começamos a diversificar nossa receita com o lançamento da linha de polias de alternador. Além de impulsores e polias, atualmente nossas linhas de produtos também incluem tensores de correia, kits de distribuição, motores de partida, alternadores, rolamentos, mancais, planetárias, relés de partida, induzidos, rotores, estatores e componentes.
O MECÂNICO: Quais os motivos que vocês consideram importantes para estarem inseridos dentro dos principais equipamentos originais e de estarem exportando para fora?
ANDRÉ ZEN: Em 1986 nos tornamos fornecedores originais. Hoje, a ZEN fabrica peças para sistemistas que atendem praticamente todas as grandes montadoras de veículos da América do Sul e três em cada quatro carros nesta região saem de fábrica com impulsor ZEN. Também fornecemos para o mercado original da América do Norte e Central, Europa, Ásia e África.
Nossa relação com a exportação é antiga. Na segunda metade da década de 1970, nossos impulsores já eram famosos no Brasil e começamos a explorar novos mercados. Realizamos a primeira exportação em 1976, para a Colômbia. Atualmente, exportamos diversos produtos para cerca de 60 países entre mercado original e de reposição. Estamos estrategicamente presentes com escritórios nos Estados Unidos, na Alemanha e na China e, todos os anos, participamos das maiores feiras mundiais do setor, marcando presença como importante fornecedora do mercado automotivo. Somos também a sexta empresa exportadora de Santa Catarina a conquistar o selo do Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) da Receita Federal do Brasil, que certifica nossas operações logísticas internacionais pelo baixo risco em segurança física da carga e pelo cumprimento exemplar das leis de exportação.
Os dois segmentos, mercado de reposição e original, são estrategicamente importantes para nós. O mercado original, por exemplo, nos incentiva a investirmos na atualização tecnológica para manter a nossa competitividade e no mercado de reposição visualizamos ótimas perspectivas de negócio.
O MECÂNICO: Como o cliente está presente na estratégia de negócios da ZEN?
ANDRÉ ZEN: Estamos constantemente evoluindo para atender e superar as expectativas de nossos atuais e futuros clientes, desenvolvendo produtos a partir de suas necessidades. Neste ano, batemos um recorde interno de lançamentos de produtos, com 387 novos itens em nosso portfólio para o mercado de reposição. Apresentamos ao mercado cinco novas linhas, entre relés de partida e induzidos, para aplicação no motor de partida, rotores e estatores, para aplicação no alternador, e uma linha de rolamento para ar-condicionado.
Para nós, agilidade e atendimento são diferenciais competitivos. Por isso, estamos inaugurando neste ano dois centros de distribuição para atendimento das distribuidoras do mercado de reposição brasileiro, um em Santa Catarina e outro em São Paulo. Também acabamos de lançar uma loja oficial no Mercado Livre, plataforma em que o mecânico pode encontrar e comprar nossos produtos diretamente pela internet, sendo as vendas realizadas por distribuidoras autorizadas.
Com protagonismo, empreendedorismo, inovação e capacidade para nos adaptar estamos olhando para um futuro em que estaremos cada vez mais próximos de nosso cliente mecânico, para continuarmos atendendo as suas demandas com a qualidade e a excelência operacional pelas quais somos reconhecidos.