fbpx


Roberta Maia Mobil

Acompanhando a evolução dos motores a combustão dentro de exigências cada vez mais restritas em emissão de poluentes, os lubrificantes também recebem mais tecnologia a cada dia que passa. Em entrevista exclusiva, Roberta Maia, gerente responsável pela marca Mobil, fala dos canais de atualização sobre as novidades da marca em óleos de motor não só para proprietário do veículo como também para o profissional de manutenção automotiva de incluindo o treinamento em parceria com a plataforma Curso do Mecânico.

REVISTA O MECÂNICO: Como está composto o portfólio da marca de lubrificantes Mobil para o segmento de automóveis? Trata-se apenas de óleos de motor?

ROBERTA MAIA: A marca de lubrificantes Mobil possui as linhas Mobil 1 e Mobil Super, que têm um portfólio completo e exclusivo para automóveis, desde óleos lubrificantes para motor até fluidos de arrefecimento, transmissão e graxas. Os óleos lubrificantes de motor atendem, praticamente, toda a frota brasileira de automóveis, dos nacionais aos importados. Possuímos produtos específicos para a grande maioria dos modelos de veículos com motor a gasolina, diesel, etanol e flex.

Em nosso portfólio também temos óleos específicos para diferentes modelos de transmissão, como manual, automática e CVT. Além das graxas e fluidos especiais, que abrange os produtos para arrefecimento, anticongelante, anticorrosivo, fluido de freios e para sistemas hidráulicos. Em nosso site, temos um espaço exclusivo para as linhas de lubrificantes para carros Mobil 1 e Mobil Super, com informações, especificações, indicações, benefícios e aprovações de cada um dos produtos.

- Publicidade -

O MECÂNICO: Desde sempre, é essencial ao motor que o seu lubrificante seja de qualidade. Mas em motores com as novas tecnologias para reduzir poluentes e consumo de combustível (principalmente o chamado “downsizing”), é praticamente obrigatório abastecê-lo apenas com o óleo específico desenvolvido para ele. Quais canais a marca de lubrificantes Mobil disponibiliza para quem quiser saber mais sobre o assunto e saber que óleo ele deve comprar?

ROBERTA: Com certeza, é de extrema importância o uso do óleo lubrificante correto e indicado no manual do veículo, não somente pela economia de combustível e redução da emissão de poluentes, mas também porque o uso do produto adequado que proporcionará uma maior durabilidade aos componentes do veículo, aumento da vida útil e reduzindo as manutenções, o que gera maior segurança aos motoristas e passageiros.

Em nosso site contém uma página com uma introdução sobre as novas tecnologias e regulamentações que atendem esses motores atuais, a ILSAC GF-6 e API SP, bem como os benefícios e vantagens de utilizar o produto adequado. Além dessa página, também temos uma ferramenta “Encontre o óleo ideal”, que possibilita encontrar o óleo adequado para o veículo, e indicamos o ponto de venda mais próximo para o consumidor, na área “Onde comprar”.

Em abril, lançamos o primeiro módulo do nosso curso online e gratuito feito em parceria com a Revista O Mecânico, em que abordamos, de forma mais detalhada, os óleos lubrificantes, as mudanças dos motores, órgãos classificadores de óleos lubrificantes, leis e regulamentações ambientais, algumas dicas de manutenção, motivos para se utilizar o produto correto e como orientar os clientes.

- Publicidade -

O MECÂNICO: Como a marca de lubrificantes Mobil está levando informação para o mecânico não só aprender sobre lubrificantes, mas, também, saber como orientar corretamente seu cliente quanto ao uso do óleo de motor adequado para o veículo?

ROBERTA: Realizamos treinamentos periódicos com o time de distribuidores e equipe de vendas, que compreendem todo o tema de portfólio, sendo explorado os benefícios, indicações, aprovações e diferenciais de cada um dos produtos, para que possam explicar aos mecânicos, da melhor forma, e orientá-los de como as informações devem ser passadas a seus clientes.

Temos uma plataforma exclusiva para revendas e mecânicos, o Clube Mobil, onde disponibilizamos todas as novidades da marca, informações sobre os produtos, como catálogos, são disponibilizados treinamentos e Lives, que além de abordar o portfólio também apresenta temas relacionados a mecânica e manutenção do carro e a importância da utilização dos produtos corretos e de qualidade.

E, agora, com o projeto recente do curso a distância, temos o objetivo de contribuir ainda mais com o desenvolvimento dos mecânicos e auxiliá-los a identificar qual a melhor forma de oferecer seus serviços e produtos aos clientes.

Outro canal importante é a nossa página no Facebook, Mobil no Brasil, na qual publicamos diversos conteúdos como dicas, informações e instruções com assuntos variados, desde produtos e serviços, dicas de mecânica até mesmo como organizar melhor o ambiente de trabalho, que serve tanto para os mecânicos como para o proprietário do veículo.

O MECÂNICO: Por favor, descreva com mais detalhes o curso de lubrificantes da marca de lubrificantes Mobil em parceria com a Revista O Mecânico na plataforma Curso do Mecânico. Sobre o que trata e a que público se destina?

ROBERTA: O curso oferece videoaulas gratuitas, com certificação, que têm a finalidade de contribuir com o desenvolvimento profissional dos mecânicos. Entretanto, o curso, não é exclusivo para esse público, destina-se a quem se interessar pelo assunto, como: estudantes de mecânica automotiva, profissionais do setor de manutenção automotiva; proprietários de oficina e centros automotivos; profissionais de autopeças, entre outros.

Para definição de quais temas seriam abordados no curso, fizemos uma pesquisa com os mecânicos para entender melhor os assuntos que eles mais se interessam e gostariam de aprender, a partir disso elaboramos o curso que, nesse ano, compreenderá 4 módulos com diferentes conteúdos relacionados a mecânica automobilística.

O 1º módulo inicia contando um pouco sobre a transformação da indústria, a normatização e órgãos reguladores dos óleos lubrificantes para motor, as novas regulamentações e legislações ambientais (PROCONVE), característica e tendências dos novos motores, em que é explicado sobre o downsizing, características, testes, diferenciais e benefícios da norma ILSAC GF-6, motivos de utilizar o óleo correto, como orientar o cliente, além da indicação de alguns modelos de carros que possuem essa nova estrutura de motor e são indicados óleos lubrificantes com as novas classificações e aprovações API SP e ILSAC GF-6.

O Módulo 2, que está previsto para ser lançado em julho deste ano, será sobre os motores a diesel. O conteúdo apresentará explicações sobre as diferenças entre motores à gasolina e a diesel, e seu funcionamento, os benefícios desse modelo, quais são os principais carros com esse tipo de motor, as principais normas e aprovações, e produtos indicados. Já os temas dos módulos 3 e 4 serão divulgados em breve.

O MECÂNICO: Na sua opinião, o mecânico tem influência sobre a decisão de compra do proprietário nos produtos e peças que adquire para o seu veículo? Por quê?

ROBERTA: Os dados das últimas pesquisas que realizamos nos mostram que 62% dos consumidores buscam informações e recomendações com profissionais antes de realizar qualquer tipo de manutenção no seu veículo. O mecânico é um público chave e de altíssima importância dentro desse processo. Ele é o profissional que tem contato com a categoria de lubrificantes diariamente e possui todo o conhecimento e experiência com manutenção automotiva.

Já os proprietários de veículos, considerados consumidores finais, possuem baixa relação com a categoria, e por isso, escolhem confiar em seu mecânico, pedindo orientações aos profissionais que possuem expertise e grande conhecimento no assunto. Para saber mais sobre toda a nossa linha, clique aqui.

Por Fernando Lalli