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Entrevista com Luciano Sessim, novo CEO da loja de Mecânico

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Luciano Sessim. Foto: Divulgação/Loja Do Mecânico

Luciano Sessim é o novo CEO da Loja de Mecânico, maior e-commerce de ferramentas e equipamentos da América Latina. Confira a entrevista exclusiva com o executivo

A Loja do Mecânico é referência no comércio online de ferramentas. Presente no mercado há 35 anos, a rede vem colocando em prática uma estratégia de expansão de lojas físicas, com o objetivo de se tornar uma empresa multicanal. A Revista O Mecânico conversou com o novo CEO da Loja de Mecânico, Luciano Sessim. O executivo possui mais de 25 anos de experiência em empresas com Wal-Mart e Petz, e falou à Revista desse novo desafio que é liderar a Loja do Mecânico nesse processo de expansão da marca pelo Brasil.

Revista O Mecânico: A estratégia de expansão das lojas físicas se mantém com sua chegada à Loja do Mecânico?

Luciano Sessim: Queremos tornar a Loja do Mecânico um varejista multicanal, o cliente terá a possibilidade de comprar no canal que ele quiser e retirar a mercadoria no canal que quiser. Como estratégia, haverá uma grande expansão no número de lojas físicas e nós enxergamos essas lojas como um hub de distribuição. Nossa estratégia de crescimento para os próximos anos passa pelas lojas físicas, mas obviamente sem descuidar do digital que é um canal superimportante e é o nosso maior canal atualmente, sendo nosso captador de clientes para os demais canais.

O Mecânico: Ainda há espaço para o crescimento do canal digital? Como o físico e o digital vão se integrar?

Luciano Sessim: A integração é total. O cliente poderá comprar pelo site e retirar pela loja, a loja pode entregar na casa dele ou ele pode comprar pelo televendas e ter produto entregue através da nossa rede de distribuição. Todos os canais estarão integrados. Para o cliente, ele comprará por um canal e do nosso lado, enviaremos o produto por onde for mais rápido para o cliente e com o menor custo. Em nossa estratégia, queremos que o canal digital ganhe relevância. Um canal irá alimentar o outro e enxergamos um potencial de crescimento no digital, mas vemos um potencial muito maior no canal físico

O Mecânico: Como você enxerga o mercado de ferramentas para mecânicos atualmente?

Luciano Sessim: O mercado de ferramentas é um mercado grande no Brasil, a estimativa é de R$ 70 bilhões em movimentações por ano. É um mercado muito desconcentrado que está nas mãos das pequenas distribuidoras. A Loja do Mecânico é um exemplo de um canal que cresceu muito e ao longo do tempo, certamente, vai ocorrer a consolidação das grandes redes, é um mercado que vai se profissionalizar cada vez mais. Eu acredito que é um mercado muito resiliente a crises porque para o mecânico, a ferramenta e a peça são quase uma necessidade básica. Ele não é imune à crise, mas é mais resiliente que outros mercados. Também é muito carente de conteúdo. A Revista O Mecânico hoje traz muito conteúdo para o mecânico, então queremos prover conteúdo para esse pessoal, queremos começar a ajudar a profissionalizar o mercado.

O Mecânico: A profissionalização do mercado seria um dos maiores desafios para a Loja do Mecânico?

Luciano Sessim: Eu acho que sim. Obviamente a profissionalização passa também por questões estruturais, tributação e informalidade, então quanto mais redes iguais a nossa, mais formal fica o mercado. Eu acredito que esse seja o principal desafio. No momento em que eu tiver mais profissionais que saibam a importância das ferramentas, das peças e etc, eles vão trabalhar com produtos de melhor qualidade e com o que realmente irá resolver o problema do consumidor final que está com o carro na oficina. Quando tenho um profissional bem treinado tecnicamente, com bastante conteúdo e referência, acredito que ele corrija isso de maneira mais definitiva.

O Mecânico: Para você, pessoalmente, qual é o maior desafio em assumir uma empresa como a Loja do Mecânico?

Luciano Sessim: Está sendo um prazer muito grande aprender sobre esse mercado e estar em uma empresa vencedora como a Loja do Mecânico. O principal desafio será conseguir ao longo desses próximos anos criar uma cultura de escalabilidade das lojas físicas e integração dos canais. Como temos a tecnologia a nosso favor, será uma tarefa que faremos com sucesso. O principal ponto é escolher bem as pessoas e formar profissionais para assumir desafios.

por Daniel Palermo

 

 

 

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