Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista | Cinco perguntas para a Yiming

Liting Wu-yiming

Fundada em 1996 na China e presente no Brasil desde 2010, a Yiming Parts possui filiais instaladas em diversos países, e oferece ao mercado de reposição de autopeças aplicações de bombas d’água, amortecedores, juntas homocinéticas e terminais, entre outros, para veículos leves, picapes, vans e utilitários. O Diretor Presidente da Yiming Brasil, Liting Wu, comenta sobre os desafios e a importância do mecânico independente para a empresa.

Por Fernando Lalli

REVISTA O MECÂNICO: Como a Yiming Parts está estruturada hoje e há quanto tempo a empresa está no Brasil?

LITING WU: A fábrica matriz da Yiming foi fundada no ano de 1996 na China, com foco principal em atender os mercados latino-americano, europeu e asiático. Temos filiais em Dubai, Austrália e Brasil. A Yiming Brasil já está atuando há 12 anos e temos planos em crescer cada vez mais no mercado brasileiro.

REVISTA O MECÂNICO: Quais linhas de peças compõem o portfólio da Yiming no Brasil?

LITING WU: A Yiming originalmente veio para atuar na venda de alguns componentes para suspensão, motor e transmissão (bomba d’água, suportes de filtro de combustível, amortecedor, pivô, terminais e juntas homocinéticas). Mas com o tempo, e enxergando as necessidades do mercado brasileiro, fomos aumentando o nosso leque de produtos e começamos a comercializar bandejas, sensores, amortecedores de porta-malas, eletroventiladores, cruzetas, flexíveis de escapamento, acendedor de cigarro, entre outros itens.

REVISTA O MECÂNICO: Para a Yiming, qual a importância do mecânico independente? A empresa vê o mecânico como um fator de decisão na escolha da peça a ser aplicada no veículo?

LITING WU: Para a Yiming, o mecânico independente é um parceiro estratégico muito importante e também um de nossos principais consumidores. Grande parte dos brasileiros tem um mecânico de confiança, a quem terceiriza boa parte das decisões sobre a reparação do seu veículo. Com certeza a palavra do mecânico tem um peso gigantesco na decisão final do cliente quando está no balcão de uma autopeça. Afinal, o mecânico é quem conhece a qualidade dos produtos que utiliza, e quem melhor poderia indicar a fabricante certa para o seu cliente? Por isso, a Yiming foca totalmente na qualidade do seu produto para que, na hora da aplicação, o especialista note a diferença e tenha confiança em indicar nossa linha de produtos para os seus clientes.

REVISTA O MECÂNICO: Como a Yiming estuda o mercado de reposição para buscar novas oportunidades de aplicações de peças?

LITING WU: Nosso maior foco é atender às principais necessidades dos nossos clientes. Estamos atualmente no meio de um processo de desenvolvimento de novos produtos. Dentro desse processo, nosso primeiro passo foi falar com o time comercial da Yiming: são eles que estão mais próximos dos clientes e conhecem suas dores. A necessidade do lojista naturalmente se torna a necessidade do mecânico independente. Com as novas aplicações definidas, é a hora de estudar o mercado. Aqui entra o estudo da viabilidade econômica, que determina os custos e projeções de retorno sobre o investimento, e também a análise do segmento e concorrência. O que podemos dizer agora é que a Yiming vai trazer diversas novidades em sua linha de produtos, e abranger ainda mais o mercado brasileiro de reposição com a qualidade, tecnologia e inovação de sempre.

REVISTA O MECÂNICO: A pandemia ainda não acabou, mas, no Brasil, o mercado de reposição de autopeças atravessou esse momento histórico mostrando força. Como foi esse período para a Yiming e o que a empresa espera do aftermarket automotivo para o restante de 2022?

LITING WU: Quando começou a pandemia, não só o mercado de autopeças, mais sim todas as atividades econômicas, sofreram um forte impacto logo no primeiro semestre. Com isso, começamos a nos preocupar com a saúde, tanto com a nossa equipe quanto as equipes dos nossos clientes. Distribuímos cerca de 500 mil unidades de máscaras descartáveis, tótens de álcool gel e frasquinhos de álcool para ajudar os nossos parceiros a se prevenirem, e juntos passamos dessa fase difícil! Em 2022, de fato, a pandemia ainda não acabou, mas conseguimos manter resultados bastante positivos mesmo que tenhamos passado por uma tragédia horrível. Graças à nossa equipe e nossas parcerias, conseguimos passar por essa situação difícil, e esperamos que durante o restante de 2022 continuemos enfrentando novos desafios e crescendo juntos!

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php