Durante Assembleia Geral Anual da AB Volvo, realizada na Suécia, o presidente e CEO da Volvo, Leif Johansson, entregou para seis engenheiros do Grupo Volvo o Prêmio Volvo de Tecnologia 2009, que este ano reconheceu o trabalho de desenvolvimento do I-SAM (Integrated Starter Alternator Motor), apresentado ao mercado em 2006 como o primeiro conceito híbrido paralelo para caminhões e ônibus pesados. Esta tecnologia é uma combinação de motor de arranque, gerador e motor de propulsão diesel, formando uma solução híbrida diesel-elétrica.
Este conjunto pode reduzir o consumo de combustível em ônibus em até 30%, em caminhão em até 20% e até 50% em pás-carregadeiras. Esta redução resulta também num ganho em custos de combustível, bem como benefícios ambientais ao diminuir o total de emissões de dióxido de carbono. O motor elétrico ainda melhora as condições ambientais na área próxima ao veículo. A Volvo Powertrain foi representada por Anders Kroon, Volvo Technology por Jerker Lennevi, Joakim Lindström e Lars Carlhammar, Volvo Buses por Peter Jönsson e a Volvo 3P por Christer Ehn.