Duzentos engenheiros e cem técnicos da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deixam os escritórios e vão para a linha de montagem – durante uma semana – para aprenderem a fabricar os produtos que desenham e aperfeiçoarem o conhecimento de montagem de caminhões e ônibus. Desta maneira, esses profissionais irão descobrir as dificuldades e necessidades dos montadores, revendedores e clientes finais, e assim aprimorar métodos de trabalho.
“A vantagem é que, após uma semana, os engenheiros e os operadores têm uma série de idéias sobre como facilitar a produção, melhorar a produtividade e reduzir custo. Com isso todos ganham, e a distância entre o chão de fábrica e os escritórios acaba bastante reduzida”, disse Adilson Dezoto, gerente de Projeto e Processos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A idéia foi inspirada num programa da matriz da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, e adaptada para a fábrica de Resende/RJ. Batizado de Engenheiro Online, o programa visa formar profissionais que compreendam melhor as demandas do mercado. A surpresa pela chegada dos engenheiros ao chão de fábrica deu lugar a um ambiente de cooperação e não há choques de cultura, porque a prioridade continua sendo a produção e qualidade.
Os estágios na linha de produção começaram em agosto. Os dez primeiros engenheiros passam por mais de um posto de trabalho na linha de produção, que em Resende tem um processo inovador: em vez de empregados Volkswagen, há sete empresas encarregadas da montagem dos caminhões e ônibus. É o Consórcio Modular, que há quase cinco anos assegura à marca a liderança brasileira nas vendas de varejo dos caminhões com mais de cinco toneladas de peso bruto total.