Componente ganhou uma nova composição química
A Revista O Mecânico esteve presente no lançamento dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus 2026 e entrevistou Keyvan Rahmani Nazari, gerente de desenvolvimento de motores e transmissões da General Motors, que explicou sobre a nova composição do componente, sua vida útil e os riscos do uso de lubrificantes inadequados.
O que muda com a correia banhada a óleo?
Segundo Nazari, o sistema mantém a correia imersa no óleo lubrificante, solução que reduz atrito e ruído, além de contribuir para a eficiência térmica do motor. O projeto também visa maior durabilidade, mas depende diretamente da manutenção correta.
A GM especifica o uso do óleo 0W-20 GM Dexos 1. O emprego de lubrificante fora dessa norma ou falsificado pode acelerar o desgaste da correia, contaminar o sistema de lubrificação e danificar peças como a bomba de óleo e o comando de válvulas.
Cuidados indispensáveis
Óleo adequado: usar sempre a especificação correta para evitar falhas prematuras.
Inspeções periódicas: a imersão em óleo dificulta detectar danos apenas por observação visual.
Troca programada: seguir o intervalo indicado no manual do proprietário para evitar danos severos ao motor.
Assista ao vídeo completo
Todos os detalhes da entrevista e imagens técnicas da correia estão disponíveis no canal da Revista O Mecânico no YouTube.