Engenharia brasileira da ZF personaliza software de transmissões

Além de atender o mercado da América do Sul, o time de engenheiros é o único fora da matriz alemã capaz de validar projetos e desenvolvimentos globais nessa área

A ZF mantém no país uma equipe de engenharia dedicada à calibração e customização de suas transmissões e softwares que equipam caminhões e ônibus. Além de atender o mercado da América do Sul, o time exporta seu conhecimento para unidades da ZF em outros países, consolidando-se como a única equipe fora da matriz alemã capaz de validar projetos e desenvolvimentos globais nessa área. Isso tornou a engenharia brasileira uma referência em customização de transmissões para veículos comerciais extrapesados.

De acordo com Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, o expertise da equipe de engenharia é fruto de décadas de atuação no mercado da América do Sul, reconhecidamente como um dos mais desafiadores do mundo. As dimensões continentais do Brasil, por exemplo, além da diversidade topográfica e climática e diferentes tipos de estradas, inclusive sem pavimento, exigem ajustes assertivos no software das transmissões.

Customizando projetos de caminhões e ônibus

“As calibrações personalizadas são soluções que vem trazendo excelentes resultados para as montadoras de caminhões e ônibus, como também aos transportadores, que sentem os benefícios de operar com veículos equipados com softwares eletrônicos inteligentes com calibrações personalizadas para cada operação”, informa Furtado.

O time de engenheiros especializados atua na personalização do software que controla as transmissões, ajustando-o para atender às necessidades específicas de cada montadora. Esse processo envolve calibração de funções como trocas de marcha, modos de condução (econômico, dinâmico, controle de cruzeiro, avisos de manutenção preditiva, entre outros) que são integrados aos sistemas do veículo, como os freios. As calibrações personalizadas são aplicadas sob demanda em diferentes transmissões da marca, como a TraXon, PowerLine, EcoTronic e Ecomat, o que amplia seu portfólio de atuação nesta área.

Destaques em calibrações

Um dos destaques dessas calibrações é a função ECO-Roll, que permite que o veículo rode em declives com a transmissão desengatada e o motor em marcha lenta. Dessa forma é possível aproveitar a inércia do veículo e economizar combustível.

O PreVision se utiliza de GPS e prevê a rota a ser percorrida. Com isso, ajusta as trocas de marchas de maneira antecipada, o que traz melhora significativa no consumo de combustível. No Brasil, essa função foi especialmente adaptada para veículos extrapesados, que chegam a carregar até 74 toneladas, algo incomum em outros mercados, como a Europa, onde o limite é de 40 toneladas. Essa adaptação local resultou em ganhos significativos de eficiência.

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