Dentre as empresas partipantes da Autop (Feira Nacional de Autopeças e Veículos do Ceará), a Eaton, Robert Bosch, Grupo Schaeffler (INA, FAG e LuK), Johnson Controls e a Mastra Escapamentos e Catalisadores irão mostrar seus produtos e lançamentos. O evento será realizado no Centro de Convenções Edson Queiroz, entre 23 e 26 de abril, das 15 às 21 horas, em Fortaleza, no Ceará.
Na ocasião, o Grupo Schaeffler mostra em seu estande itens de Sistemas de Acionamento, Sistemas de Transmissão e Componentes de Motor, como RepSets, Polias, Rolamentos Cônicos, entre outros. A Johnson Controls e seu distribuidor Lurex apresentarão as baterias Optima, com tecnologia de alta performance; Heliar com socorro 24 horas gratuito em caso de pane elétrica e a linha PowerSports, exclusiva para motos. A Mastra, por sua vez, apresenta durante a feira sua tecnologia de chapa dupla Duramax Mastra, usada na linha de escapamentos, produto que oferece garantia de 12 meses.
A Eaton destaca no evento as transmissões remanufaturadas Ecobox – linhas de câmbios com qualidade e garantia asseguradas pela fábrica. Na linha de Embreagens, a empresa mostrará o modelo 395mm, desenvolvido para motores eletrônicos nas aplicações de caminhões e ônibus das montadoras VW, Ford e Volvo. Outro destaque é a linha de embreagens 430mm com revestimento orgânico de alta performance (HD) e com revestimento sinterizado (SD), desenvolvidas para veículos que trabalham em situações extremas, disponível nas aplicações Mercedes, Iveco, Scania, Volvo e VW com motores de 330 a 520 HP.
Outro destaque da Eaton é a exposição dos Kits Inteligentes, uma linha para reparo e manutenção dos principais modelos de transmissões da empresa. Com a flexibilidade para atender vários tipos de consertos, os Kits tornam mais econômica e prática a manutenção do veículo. O grupo irá apresentar sua linha de válvulas de admissão e escape para motores de combustão interna, à gasolina, álcool, diesel, gás natural e flexíveis, cuja principal função é o controle do fluxo de entrada de ar e saída dos gases de escape da câmara de combustão. O componente equipa caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, lanchas, navios, máquinas estacionárias e até cortadores de grama e removedores de neve. Seus principais clientes são Agrale, Caterpillar, Cummins, Mercedes-Benz, Detroit Diesel, Fiat, Ford, General Motors, Iveco, MWM, International, Renault, Valtra, Volvo e Volkswagen.
A Bosch expõe uma série de equipamentos de diagnose, softwares, motores elétricos e lança a linha EPS 200, que é um teste para injetores eletrônicos de sistema diesel, incluindo Common Rail da Bosch, além de injetores UI, conjunto porta-injetores de uma e duas molas, e porta-injetores com NBF e STH. Outros produtos em destaque são os scanners de diagnóstico como o KTS 160, que permite às oficinas diagnosticar e reparar com precisão cerca de 95% da frota circulante de veículos do País, e o KTS 570, para oficinas com grande fluxo de veículos importados, aparelho 3 em 1, scanner com multímetro e osciloscópio com tecnologia Bluetooth.
Ainda na linha de scanners, a Bosch também leva para o evento o SDC 701, que permite o teste dos sistemas de injeção diesel das montadoras Ford, GM, Iveco, Troller, Mitsubishi, Mercedes-Benz, Nissan e Toyota, e é utilizado também para testes de air bag e ABS para a Mitsubishi e Toyota e para teste do sistema de transmissão da Volkswagen. A área de reposição automotiva da Bosch ainda leva para a Autop outros equipamentos de teste como analisador de motores digital, carregador eletrônico de baterias, testadores de baterias (eletrônico e digital), conjunto analisador de emissões e alinhador de direção, entre outros. A empresa divulga que ampliou seu portfólio de produtos com os novos lançamentos na linha de ferramentas pneumáticas, passando de 13 para 47 novos modelos, como fururadeiras, retificadeiras, esmerilhadeiras, lixadeiras, chaves de impacto, parafusadeiras, rebarbador, desencrustador, serra tico-tico e tesoura.
– Eventos paralelos
Dentre as novidades programadas para esta edição, destacam-se a Caminhada Autop 2008, o “Pit Stop” e os cursos oferecidos pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A caminhada será realizada na avenida Beira Mar e inicia as atividades do Pit Stop, evento que irá oferecer manutenção gratuita aos veículos, com o intuito de ressaltar a segurança no trânsito.