Representantes do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas) visitaram o grupo industrial Federal Mogul, na cidade de Southfield, no estado de Michigan, Estados Unidos, que está no mercado há 110 anos. A fabricante de autopeças norte-americana trabalha com a produção de pistões, anéis, camisas, bronzinas, velas de ignição, rolamentos, guias e sedes de válvulas, entre outros componentes. De acordo com comunicado, foi detalhado no local o processo de certificação que estão realizando em suas plantas e produtos, conforme exigência do mercado brasileiro e foi entregue uma listagem completa descrevendo a situação de cada fábrica e sua linha de produtos certificados ou em processo.
“Conhecemos a linha motor, como a bronzina de alumínio com silicone que não se desgasta, e a linha de pistões diesel bi-articulados, desenvolvida com alta tecnologia”, comenta José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem. “O foco das pesquisas está na redução do peso e do atrito, pois os motores tendem a ser cada vez menores e terão aplicação de turbos compressores, combinados com injeção de combustível de alta pressão para obter melhor performance e cada vez menos emissões”, ressalta.
Conforme explica o presidente do conselho, bombas de óleo e de água são outros produtos que passam por um processo evolutivo, pois terão uma estrutura operacional variável, conforme a necessidade do motor. Ficamos impressionados com as técnicas aplicadas e a sofisticação dos projetos em desenvolvimento”, diz. Os representantes puderam conferir no laboratório como são medidas as temperaturas das peças em operação normal de uso. “São centenas de pontos monitorados que gerarão relatórios sobre a evolução das peças e os pontos críticos de cada uma”, afirma.
Os empresários também conheceram um dos três edifícios da Delphi Automotive, que compõem o Head Quarter mundial, em Troy, onde tiveram contato com as últimas tendências tecnológicas, adotadas pela empresa, com destaque para a conectividade e visitaram também a Rottler, em Seattle, também nos Estados Unidos.