Durante a Fenatran a Petrobras destaca o CTF BR, serviço destinado a veículos de empresas de transporte e logística, o qual serve para guardar informações como placa, número da frota, hodômetro e tipo de combustível. No momento do abastecimento os dados do veículo são checados eletronicamente, sendo que os gastos são debitados na conta da empresa no dia combinado com a petroleira.
A Ipiranga convidou clientes e revendedores, gerentes de vendas das áreas Sul (PR, SC e RS) e Sudeste (SP, MG, ES, RJ) e destacou o CTF e Frete Digital, serviço de gestão de frota que segundo a empresa permite segurança e economia. Além disso, a companhia salientou seu novo cartão Carbono Zero e explica que após abastecer o carro a empresa planta árvores para amenizar o gás carbônico da atmosfera, com melhorias para a qualidade do ar.
A Randon Veículos mostra no evento o caminhão RK 430M para aplicação em áreas de mineração, obras civis e construção pesada, com motor eletrônico Scania e transmissão automática Allison com freio retardador hidráulico integrado. O equipamento oferece excelente relação custo por tonelada transportada, aliada a uma cabine ergonômica, maior facilidade de operação, maior conforto e segurança. O Consórcio Nacional Randon recebe seus clientes dentro da data comemorativa dos 20 anos da Randon Consórcios.
Na área de autopeças a Suspensys mostra a suspensão 6×2 com suportes fundidos, mais leve e de maior durabilidade e lança a suspensão pneumática FS rebaixada com quadro autodirecional, para maior volume de cargas; a suspensão mecânica Lubfree, que elimina a necessidade de lubrificação na suspensão e maior durabilidade; e o Pneuplus, um calibrador automático de pneus para semi-reboque que traz segurança e economia.
A Fras-le comemora na mostra a conquista da Certificação ECE-R90 para mais sete referências de pastilhas pesadas, além de apresentar as novas pastilhas para a Ranger 4×4; e a JOST apresenta resultados de parcerias com as montadoras, que gerou inúmeros produtos e outros em desenvolvimento, destinados a veículos comerciais como a quinta roda, suspensor pneumático de eixo, mesa estampada e engate esférico, dentre outras soluções. A Master mostra parte de sua linha constituída pelo Freio S Came 15″ (montado na suspensão 6×2 da Suspensys), Freio S Came 16,5 x 8″ (montado na suspensão FS também da Suspensys), além do Freio a disco Quadraulic e o Freio a disco Elsa.
A Tipler mostra sua linha de bandas de rodagem e lança a Nova RT30, destinada ao uso urbano e a RT75, específica para eixos de tração. A empresa destaca o STGP – Sistema Tipler de Gerenciamento de Pneus, um sofware utilizado pelos frotistas para controle quilométrico, emissão de relatórios, estatísticas sobre pneus e recapados, além de outras possibilidades; e lança o STGP On Line, que terá funcionamento parecido com operações bancárias feitas de qualquer lugar ou computador, com proteção de vírus e segurança de dados, a qual estará disponível ao mercado brevemente. A empresa também divulga na feira sua nova identidade visual, que incorporou o selo “Recapar é reciclar”.
A Siemens VDO lança durante a feira o gerenciador de frotas FM 300, que permite o envio de informações do computador de bordo para a base mesmo em áreas onde não há cobertura GSM/GPRS. Outro destaque é o Rastrear, rastreador voltado a localização, bloqueio, e monitoramento de veículos. Além desses, a empresa apresenta o Rodoar, calibrador automático de pneus de veículos pesados, com sistema de duas chaves e válvula, e mostra tacógrafos, discos diagrama, sensores, redutores, três tipos de medidores, soluções em painéis e elétricas integradas para veículos comerciais.
A Hofmann do Brasil Ltda expõe equipamentos de alinhamento, balanceamento e de montagem de pneus e ressaltou o da família Geoligner, que funciona por rádio freqüência ou via cabo e por ser computadorizado, reduz a margem de erro humana em relação ao alinhamento. O sistema é operado por meio de um computador, que contém uma base de dados com especificações do veículo e mostra os “valores” em vermelho que devem ser ajustados pelo mecânico, e após a correção passam para cor verde. O protocolo do produto gera um laudo de como estava e como ficou o alinhamento e por isso garante o serviço ao consumidor. “O caminhão bem alinhado economiza 10% de pneu e de 2% a 3% de combustível”, disse Paulo Fernando M. R.Viana, gerente de vendas da empresa.
A Siemens Wireless Modules lança os módulos automotivos AC65/75, certificados pela indústria automotiva de acordo com a Norma ISO TS 16949, para atestar eficiência e qualidade nos quesitos temperatura, trepidação e conectores. Incluem Quad-band que possibilita a operação em todas as freqüências do mundo; programável em Java para reduzir a necessidade de processadores externos; e pilha TCP/IP interna, para tráfego de dados por meio da internet e livres de chumbo. Durante o evento, a empresa também mostra seu portfólio completo de módulos e terminais.
O SENAI-SP está presente para divulgar cursos e serviços na área de pesados, e envolvem engenharia eletrônica, transmissão automática, freios e suspensão. Com relação ao curso de Análise de Lubrificantes, os frotistas e proprietários podem descobrir o prolongamento de mais de dois mil quilômetros ou antecipar a manutenção do veículo.