Empresa orienta mecânicos sobre conservação do alternador

A Remy Automotive Brasil, empresa que comercializa alternadores da linha leve e pesada, dá dicas e orientações de como conservar esse equipamento e deixá-lo em perfeitas condições de uso. Trata-se de um gerador de eletricidade que tem como função carregar a bateria, fornecer energia para alimentar os componentes elétricos e eletrônicos do veículo, além de poupar a energia armazenada da bateria quando o veículo está em funcionamento. Nos modelos mais modernos, o alternador fornece informações para o módulo eletrônico e para o conta-giros.

Dentre os cuidados destacados, a correia não deve estar descascada e nem com tricas, pois neste caso deverá ser substituída. Além disso, não deve estar muito esticada nem muito frouxa para não patinar ou estourar, devendo ser ajustada em torno de 2,5 cm por meio de um esticador fixado ao alternador. O alternador deve estar bem preso ao esticador e, se não estiver, os parafusos de fixação devem ser apertados. Os terminais (plugues) devem estar bem presos  e se não estiverem, devem ser trocados e conter as medidas do fabricante do produto. As buchas dos mancais (tampas) não devem estar desgastadas, se não há risco de vibração e quebra.  Nos alternadores com ventilador externo, o estado do equipamento e seu alinhamento com a tampa e a polia devem ser checados e se estiver danificado ou desalinhado também devem ser trocados.

Outra dica importante da Remy é a relação dos acessórios com o alternador. A empresa lembra que todo componente é projetado para suprir de energia elétrica o veículo e seus equipamentos. Incluir mais acessórios do que a capacidade do alternador pode fazer o componente trabalhar acima de seu limite. Alguns problemas que podem surgir são aumento no tempo de carga da bateria e comprometimento do fornecimento de energia elétrica ao veículo, além de provocar desgaste prematuro do alternador. A fabricante recomenda que o proprietário do veículo procure a ajuda de um profissional especializado em elétrica para preservar o alternador e suas funções.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php