E se durante uma viagem ao invés de trocar o pneu furado fosse possível apenas reparar o rombo. Esta é proposta da empresa Xtire ao lançar no Brasil o Quick Repair, uma tecnologia que permite ao motorista vedar furos de até 6 mm em pneus de automóveis e utilitários. De acordo com a fabricante, a aplicação do produto leva menos de 10 minutos e tem sido considerado um item de segurança em países da Europa e nos EUA, substituindo até o estepe.
Após a aplicação, a empresa recomenda levar o pneu danificado para efetuar o conserto padrão, removendo o líquido selante do pneu, em uma oficina especializada ou borracharia. O selante, segundo a marca, é feito à base de água e é ecologicamente correto. O kit inclui bico aplicador, saca válvula, núcleo de válvula reserva, um par de luvas e um compressor de ar com preço a partir de R$ 99,00.
“O manual do Quick Repair mostra em detalhes o procedimento para o reparo. Basicamente, o líquido selante precisa ser injetado através da válvula (bico) do pneu e, em seguida, é feita a calibragem com o compressor de ar 12 volts. Para distribuir o líquido e, assim, obstruir o furo, o motorista deve dirigir a uma velocidade moderada (até 60 km/h) por alguns metros, checar o pneu e calibrar novamente, se necessário”, explica Caio Gansauskas, presidente da Xtire.