ElringKlinger vai ampliar foco e suporte técnico às oficinas nos próximos anos, diz Diretor Geral

Executivo falou sobre lançamentos previstos para 2026, avanços no aftermarket para híbridos e elétricos 

 por Felipe Salomão   fotos ElringKlinger/Divulgação 

Com a expansão da frota e o aumento da complexidade dos sistemas automotivos, a ElringKlinger projeta que o suporte técnico ganhará peso estratégico no relacionamento com as oficinas e na qualificação dos reparadores independentes. A companhia afirma que esse movimento passa pela atuação integrada com parceiros e pela ampliação de ações de treinamento. Segundo o Fernando Petrolino Diretor Geral ElringKlinger Brasil, “a ElringKlinger do Brasil está bastante focada em fortalecer o suporte técnico às oficinas nos próximos anos, especialmente para a nossa frota com crescente demanda de informações técnicas. A empresa investe em treinamentos e tecnologias para qualificar a produção e melhorar o atendimento ao cliente no mercado de reposição (AM)”. 

Além desse tema, a entrevista da Revista O Mecânico aborda prioridades tecnológicas da ElringKlinger, lançamentos previstos para 2026, avanços no aftermarket para híbridos e elétricos, papel da Elring Academy, importância estratégica da América Latina e a digitalização do mercado de reposição.

O Mecânico: Qual é hoje a prioridade tecnológica da ElringKlinger dentro da eletrificação, e como isso se reflete no portfólio disponível para o mercado brasileiro?
Fernando Petrolino: O Grupo ElringKlinger vem atuando fortemente na transformação do nosso Portfólio de produtos desde muitos anos. Em atenção à transformação tecnológica do mercado automotivo mundial, nossa prioridade na Eletro Mobilidade é a Eficiência na Propulsão, onde desenvolvemos e já produzimos globalmente Componentes, Módulos e Sistemas, para Veículos Elétricos (EV / BEV) e Veículos Híbridos (PHEV / HEV / MHEV), sem deixar de lado os Motores a Combustão Interna (ICE), onde continuamos atuando na melhoria da eficiência. A ElringKlinger do Brasil está totalmente inserida neste contexto e igualmente preparada para atender as demandas do nosso mercado, que tem tendência parcialmente definida para veículos de passeio e utilitários com a importação de Veículos Elétricos (BEV) e produção local para Híbridos (PHEV / HEV / MHEV). O mercado de veículos pesados segue a tendência da produção local de Caminhões / Ônibus Elétricos (BEV), e nossa planta já produz localmente Caixas Metálicas de Disjuntores para os sistemas de baterias de uma grande montadora local.  

O Mecânico: Constantemente a empresa cita avanço contínuo em tecnologias de juntas, materiais e blindagem térmica. Quais soluções novas a ElringKlinger planeja lançar em 2026 para atender os motores mais complexos como os sistemas híbridos?
Fernando Petrolino: Certamente a ElringKlinger estará presente nos principais lançamentos de 2026, afirmamos isso, pois é sabido que os desenvolvimentos se iniciam alguns anos antes dos lançamentos e participamos da grande maioria. Em linhas gerais temos praticamente todo o nosso Portfólio de Produtos embarcado nos principais veículos do mercado, como por exemplo nossos Produtos de Baixo Peso como Módulos/Sistemas Plásticos para Tampa do Comando de Válvulas e Cárter, bem como “Cross Car Beam” Híbrido, temos nossos Módulos/Componentes para Baterias (NMC ou LFP) com destaque para Módulos de Células de Contato e Caixas Metálicas/Plásticas com resfriamento integrado para o “Pack” de Baterias, temos nossa Família de “Elrotherm PRO / ECO” aplicados na contenção da propagação térmica dos sistemas, temos nossas tradicionais Juntas de Vedação e nossos tradicionais Defletores de Calor, além de Células de Combustível PEM, desenvolvida e já em produção pela EKPO AG. 

O Mecânico: A linha Elring de aftermarket inclui treinamentos, visão detalhada de motores e suporte técnico. Como a empresa projeta a evolução do mercado de reposição com o avanço de veículos híbridos e elétricos, e qual será o papel da Elring Academy nesse processo?
Fernando Petrolino: A linha Elring de aftermarket inclui treinamentos, visão detalhada de motores e suporte técnico, para veículos híbridos e elétricos, sabemos que é fundamental abordar as particularidades desses veículos. Diferente dos carros a combustão os híbridos e elétricos possuem sistemas de alta tensão e baterias de ion-lítio e componentes específicos que exigem cuidados extras. Estamos constantemente buscando informações com a nossa Matriz na Alemanha a respeito desses novos cursos e capacitando nosso time de técnicos para poderem assim aprender a manusear esses sistemas de forma segura focando em “Segurança Eletrica/Componentes Específicos/Normas Técnicas de segurança “.  

O Mecânico: A ElringKlinger está presente em 40 unidades no mundo. Qual é a importância da América Latina no plano global da empresa, e existem planos para ampliar a presença industrial ou tecnológica da marca na região até 2026?
Fernando Petrolino: A ElringKlinger está presente em 43 locais no globo, a América Latina tem uma representatividade importante no Mercado Automotivo Mundial com aproximadamente 9% de participação, e nós da América do Sul participamos com quase 4%. De acordo com a estratégia do Grupo EK, fazemos parte do Eixo Américas e para toda esta região temos investimentos importantes realizados e em andamento. Iniciando pelo Brasil, investimos na ampliação da nossa operação para AfterMarket, investimos em nossa operação para as Caixas Metálicas e em nossa operação de Peças Plásticas ampliando a nossa capacidade produtiva diante da aquisição de importantes negócios para o Mercado Original. Ainda neste Eixo investimos numa nova Planta na Carolina do Sul/EUA, para a produção dos Sistemas de Células de Contato, Placas Bipolares para Células de Combustível, “Cross Car Beam” e outro componentes. 

O Mecânico: Como a Elring vê a evolução do suporte técnico às oficinas nos próximos anos, e qual será o papel da rede de parceiros na formação contínua dos reparadores independentes?
Fernando Petrolino: A ElringKlinger do Brasil está bastante focada em fortalecer o suporte técnico às oficinas nos próximos anos, especialmente para a nossa frota com crescente demanda de informações Técnicas. A empresa investe em treinamentos e tecnologias para qualificar a produção e melhorar o atendimento ao cliente no mercado de reposição (AM). Acreditamos na profissionalização do reparador, oferecendo produtos de qualidade e informação técnica através de:  

  • Palestras e parcerias com entidades do setor. 
  • Materiais instrutivos (vídeos, folhetos) disponíveis no site da empresa. 
  • Rede de parceiros focada em capacitação e comunicação, para disseminar conhecimento e boas prática 

O Mecânico: O aftermarket no Brasil passa por consolidação e maior presença de plataformas digitais. Como a Elring projeta o futuro desse mercado, e quais mudanças estruturais devem impactar o relacionamento entre fabricantes, distribuidores e oficinas até 2026? 
Fernando Petrolino: Estar mais próximo dos nossos clientes é um desejo contínuo e sabemos que as plataformas digitais têm um papel fundamental nisto. Estamos planejando as nossas comunicações nestes meios com maior frequência e clareza, tendo em vista que nos tempos atuais, com a quantidade de informações as quais todos nós somos submetidos uma comunicação breve e constante aumenta as chances de foco e assertividade. 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php