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Entrevista: Elevadores para qualquer serviço

Diretor da Emaster Elevadores, o engenheiro José Carlos Fornasier, conta com sua experiência de 30 anos no ramo para oferecer às oficinas de reparação uma vasta gama de produtos de alta tecnologia, que facilitem o dia a dia do mecânico na realização dos serviços

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Revista O Mecânico: Como nasceu a Emaster Elevadores?
José Carlos Fornasier: Sou formado em Engenharia Mecânica e trabalho no setor de elevadores a mais de 30 anos. Em 1997, montamos a Rodaleve em Araucária e em 2007, através de uma convenção criamos a Emaster, uma marca premium de elevadores, deixando a Rodaleve como uma opção de entrada, ou seja, elevadores que mesmo tendo qualidade são mais acessíveis para os mecânicos. É preciso ter bons produtos e boas campanhas de marketing para competir nesse mercado acirrado, que conta com mais de 30 marcas no mercado nacional.

O Mecânico: Como é a estrutura da empresa e os processos de desenvolvimento dos produtos?
José Carlos: Temos uma moderna fábrica em Araucária/PR onde são produzidas as duas marcas de elevadores, a Rodaleve e a Emaster, no entanto já concluimos um novo projeto para construção de nossa segunda fábrica na mesma cidade e, assim, atingir nossa meta de dobrar a produção com a nova unidade fabril. Com relação ao desenvolvimento de produtos a empresa conta com uma equipe de projetistas e engenheiros para o desenvolvimento dos produtos que são assinados e acompanhados por mim, engenheiro chefe e credenciado pelo CREA. O motor é fornecido pela Weg e todo restante é fabricação própria, inclusive, as peças de reposição. Nossos elevadores são certificados pelo CESVI e trabalhamos seguindo as questões de preservação do meio ambiente, como uso correto de tinta e doação de resíduos para reciclagem.

O Mecânico: Como é dividida a linha de produtos, a cobertura é nacional?
José Carlos: O Brasil é um grande fabricante de elevadores, por isso para competir tem que diversificar e oferecer produtos para várias necessidades. Nós trabalhamos com elevadores de 2,5 até 5 toneladas, entre Emaster e Rodaleve. Tudo para atender diferentes necessidades, como troca de óleo, base embutida, assimétrico, pórtico. Fazemos ainda o desenvolvimento para vários tipos de veículos com padrões de outros países, como os elevadores projetados especialmente para a fabricante inglesa dos esportivos de luxo Aston Martin . Essa é vantagem de ter um engenheiro especializado trabalhando conosco. Em relação à cobertura, temos representantes para varejo espalhados por todo o Brasil, além da assistência técnica, pois nos preocupamos muito em dar apoio técnico para os mecânicos que adquirem nossos produtos.

O Mecânico: A Emaster considera importante investir em ações de marketing, como isso funciona na prática?
José Carlos: Desde seu lançamento a nossa empresa ficou marcada pela forma inovadora de atuar em seu seguimento através das nossas constantes ações de marketing, inovamos desde os pequenos detalhes como o brasão da empresa colado nas colunas dos elevadores até aos mais elaborados como o vídeo produzido em 3D explicando o funcionamento dos equipamentos, também trabalhamos constantemente antenados nas novas mídias digitais acompanhando desta forma a evolução das oficinas, que estão cada vez mais sendo comandadas por gerações mais novas e mais ligadas à internet. Este ano, também lançamos nossa nova campanha que passa a divulgar a forma que trabalhamos desde nosso lançamento, trabalhando em parceria com nossos clientes, no mercado tão competitivo que trabalhamos hoje, somente fabricar elevadores de alta qualidade não basta, a empresa tem que ter excelência em todos os serviços fornecidos aos clientes e desta forma, cliente e empresa se tornam grandes parceiros devido à boa relação criada entre ambas as partes.

O Mecânico: O mascote da empresa Rino faz parte dessas ações, não é?
José Carlos: Certamente. O Rino, como foi chamado nosso mascote rinoceronte, nasceu para ajudar na construção de nossa identidade como empresa e consequentemente ser usado em ações promocionais.

O Mecânico: A empresa está sempre presente nas feiras do setor, em sua opinião, qual a importância dessa forte presença?
José Carlos: A participação da Emaster nas feiras acontece não só para efetuar vendas, mas para divulgar a marca e sua proposta aos potenciais clientes, mostrando a eles as características e as qualidades dos nossos produtos, este contato do cliente com nossos elevadores permite que possa comparar com a concorrência e fazer uma escolha mais segura. Estar perto dos consumidores, que nesse caso são os empresários da reparação e mecânicos, também é um dos objetivos das feiras e nós aproveitamos isso ao máximo, trazendo as novidades e as inovações da nossa empresa. Isso cria um vínculo mais forte com eles, facilitando a prestação de atendimento e serviços.

O Mecânico: Existem outras ferramentas de aproximação entre a Emaster e os mecânicos?
José Carlos: Claro, fazemos visitas nas oficinas para saber as necessidades reais e momentâneas dos nossos clientes, saber o que ele precisa. Com isso também acatamos suas sugestões inclusive para evolução dos produtos, afinal são eles que utilizam diariamente os elevadores. Observando o trabalho do mecânico e escutando suas opiniões conseguimos fazer essas inovações. Por exemplo, daí surgiu a idéia de disponibilizar no nosso site um software interativo que permite que o mecânico faça o desenho da sua oficina considerando o elevador que deseja comprar.

O Mecânico: Que tipo de treinamento oferece aos reparadores?
José Carlos: Oferecemos ajuda por meio da nossa assistência técnica, com nossos representantes, que têm a responsabilidade de fazer um elo entre os usuários dos elevadores e a fábrica. São eles que orientam como deve ser feira a manutenção periódica e eventuais consertos. Nossas equipes viajam por todo o Brasil solucionado as dúvidas e colhendo sugestões. Inclusive, fazemos um trabalho específico com todos os colaboradores do nosso departamento comercial para conhecerem a nossa fábrica, seu funcionamento, como é o processo de montagem dos elevadores, a forma correta de ser realizado alinhamento dos braços e outras tarefas, para que possam repassar com segurança todas essas informações ao cliente, mostrando que todos esses processos são realizados com qualidade para levar a eles produtos que facilitem o seu trabalho na oficina e contribua para trazer mais sucesso ao seu negócio.

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