Eletricidade: Circuitos do Mercedes-Benz L 1620 mecânico (parte 3)

Circuitos do Mercedes-Benz L 1620 mecânico (parte 3)

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Veja a terceira e última parte da sequência dos esquemas elétricos para as unidades do semipesado, fabricadas de setembro de 2002 em diante, com motor mecânico

Texto: Fernando Lalli
Fotos: Arquivo

 

Ao lado de clássicos como o 1111, 1113 e do “Mercedinho” 710, o semipesado L 1620 é um dos caminhões mais marcantes da história da Mercedes-Benz no Brasil. Lançado em 1996, por muito tempo foi o caminhão mais vendido do País. Descontinuado no final de 2011 ao ser substituído pela linha Atron, o L 1620 está longe de deixar as ruas e estradas, com milhares de unidades trabalhando diariamente por todo o Brasil.

Por isso, trazemos nesta edição os circuitos elétricos desse modelo que correspondem a diversos itens como luz de posição e de delimitação, desembaçador dos espelhos, acionamento do 3° eixo auxiliar, instalação para rádio, acendedor de cigarros, iluminação interna, bloqueio transversal do eixo traseiro, tomada de força, tomada elétrica para reboque, ventilação forçada, ar condicionado e parada do motor.

Estes circuitos valem para as unidades da versão com motor mecânico a partir do nº final de chassi 237.573, fabricadas de setembro de 2002 em diante. As unidades anteriores possuem algumas diferenças nas ligações que devem ser consideradas.

 

Interpretação dos esquemas elétricos

Os esquemas elétricos apresentados aqui estão subdivididos em vários módulos. A continuidade dos circuitos elétricos é indicada por uma seta orientada para um ou mais números, referentes à coordenada de continuação do respectivo cabo elétrico.

 

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