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Motor: Troca do sistema de sincronismo do Chevrolet Spin 1.8 AT (parte 2)

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Confira o processo de instalação e tensionamento da correia dentada do modelo da General Motors

por André Schaun fotos Lucas Porto

 

Na edição anterior da Revista O Mecânico, edição 303, você acompanhou o passo a passo da retirada do sistema de sincronismo do Chevrolet Spin 1.8 AT, de 2014, com 66 mil quilômetros rodados. No caso, foi efetuada a retirada da correia de acessórios, da correia dentada e do tensionador. Acompanhe agora o passo a passo da montagem.

 

O procedimento foi realizado utilizando os kits da Gates e a instalação foi feita em parceria com a R. Marques Oficina, em São Paulo/SP.

 

PROCEDIMENTO DE MONTAGEM

 

1) Antes de começar a montagem, faça uma limpeza do local para que nenhuma peça tenha seu funcionamento prejudicado por sujeira.

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2) Verifique se a posição da polia está correta. Nela, há uma descrição “GM” indicando a direção correta do encaixe. Ela deve estar alinhada com a abertura triangular na parte superior da capa de proteção.

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3) Recomenda-se remover uma ou mais velas de ignição a fim de aliviar a pressão de compressão dos cilindros. Isso facilita a rotação manual do motor e evita um tensionamento excessivo da correia.

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4) Comece a montagem pelo tensionador, que deve ser encaixado direcionado para a furação do bloco.

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Obs: Note que no próprio tensionador tem uma marca, que deve ficar posicionada na diagonal esquerda.

 

5) Pegue a nova correia dentada. Comece fixando pela parte inferior da polia dentada do virabrequim, passando por trás do tensionador e da bomba d´água.

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6) Posicione a correia na polia dentada do eixo de comando de válvulas e finalize o processo de encaixe da mesma.

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7) É importante deixar claro o ponto da correia no tensionador. Girando no sentido horário, o ponteiro do tensionador deve ficar na segunda marcação, indicando que tem uma correia nova.

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8) Utilize uma chave allen para tensionar a correia (8a). Segurando o tensionador, em seguida faça o aperto com uma chave torx 45 para aplicar torque de 1,5 e 1,6 Nm, no máximo (8b). O aperto deve ser preciso, nem mais e nem menos.

8a
8b

9) Instale o parafuso na polia do virabrequim.

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10) Em seguida dê duas voltas no motor no seu sentido normal de trabalho, para distribuir a tensão na correia. E, na sequencia, conferir novamente o tensionamento.

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11) Faça a montagem no coxim utilizando uma chave torx 15 mm..

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12) Encaixe a capa inferior da tampa de proteção e aperte os parafusos com uma chave torx 8 mm.

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13) Fixe a polia de acessórios com uma chave torx 18 mm.

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14) Encaixe a correia de acessórios manualmente. Movimente o tensionador para facilitar a colocação da correia.

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Obs: Confirme se todas as polias estão devidamente encaixadas.

 

15) Encaixe a tampa superior com a mão e depois faça a fixação com a chave torx 8 mm.

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16) Em seguida encaixe o filtro de ar e todos os seus conectores.

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17) Ligue o veículo e observe por alguns minutos se há algum barulho ou ruído estranho na correia. Pela correia de acessório é possível perceber. Não havendo barulho, a troca está correta.

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Mais informações – Gates:
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