Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Especial: Avanços tecnológicos

ZF evolui transmissão para carros elétricos, apresenta modelo híbrido e chassi projetado para as necessidades de um veículo autônomo

por Edison Ragassi, de Dresden, Alemanha

 

Dresden, na Alemanha, foi o local escolhido pela ZF Friedrichshafen AG para mostrar as tecnologias que desenvolve com objetivo de facilitar as condições da mobilidade de maneira sustentável e ampliar a segurança dos veículos.

 

Segundo Wolf-Henning Scheider, CEO da empresa, “o objetivo é claro: mobilidade segura, automatizada, confortável e acessível para todos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Isso somente será alcançado se continuarmos a convencer o mercado, ativamente, com inovações”.

 

Entre as novidades, a empresa desenvolveu um câmbio para veículos elétricos com duas marchas, o que aumenta a eficiência e a autonomia nos carros de passeio. Ele une a geração máxima de 140 kilowatts (190 cv) a um elemento de trocade dois estágios e uma unidade eletrônica.

 

Segundo divulgado, isso aumenta isso aumenta a autonomia de cada carga de bateria em até 5 %, quando comparado com um sistema de acionamento de um estágio.

 

A empresa desenvolve várias soluções para a condução autônoma, inclusive com protótipos em funcionamento movidos a eletricidade e com motor a combustão.

 

No evento, mostrou o chassis preditivo denominado Flying Carpet 2.0 (tapete voador). Ele utiliza sensores abrangentes e algoritmos inteligentes para controlar os sistemas de suspensão, freios e direção. Ele separa a superestrutura veicular das irregularidades do piso e dos efeitos dinâmicos da condução, para oferecer mais conforto, melhor dirigibilidade e segurança.

 

Nos últimos anos, a ZF adquiriu a TRW, fez parcerias e incorporou empresas especialistas em câmeras, sensores e radares para oferecer sistemas completos, além do computador central ZF ProAI. Este ano adquiriu a WABCO, o que irá proporcionar fornecer soluções completas de condução autônoma para veículos comerciais.

 

Também foi confirmado que a FCA Fiat Chrysler Automóveis nomeou a ZF Friedrichshafen AG como sua fornecedora global de transmissões para veículos com tração traseira e tração integral. A configuração de acionamento é longitudinal frontal, o sistema permite instalação em veículos híbridos plug-in. Com isso, a sistemista fornecerá a nova transmissão automática de 8 velocidades para a fabricante ítalo americana. Sem divulgar valores, só que o contrato é de dezenas de bilhões, confirma que este é o segundo maior pedido individual na história. A mais recente versão da transmissão automática de 8 velocidades, a qual será fornecida também para a BMW, foi adicionalmente otimizada e apresenta um acionamento elétrico integrado para modelos híbridos.

 

No quesito segurança, ela desenvolveu um sistema de airbag lateral, o qual tem por objetivo minimizar as consequências das colisões laterais para os ocupantes de um veículo.

 

Com estas novidades a ZF mostra que tem as soluções para o avanço tecnológico da indústria da mobilidade.

 

 

Transmissão de 8 marchas com motor elétrico no interior, o que elimina a necessidade do conversor de torque

 

Transmissão com duas marchas para veículos elétricos. Permite maior autonomia das baterias

 

Chassis Flying Carpet 2.0, ajusta-se de acordo com a necessidade do terreno
css.php