por Edison Ragassi

 

O Grupo PACCAR, fabrica os caminhões DAF e tem a divisão PACCAR Parts Brasil, responsável pela comercialização de peças em três áreas. A empresa está no mercado há seis anos, e amplia os negócios com itens para outras fabricantes. Carlos Alberto Tavares, é o diretor responsável no país. O executivo acumula mais de 25 anos de experiência na área automotiva no Brasil e Venezuela, com passagens pela General Motors, Europe Assistance do Brasil e Lifan do Brasil, empresa na qual ocupou a posição de Diretor Comercial de Pós-venda e Engenharia. Nesta entrevista exclusiva, ele fala sobre as estratégias para o mercado nacional e a importância do mecânico independente no negócio.

 

REVISTA O MECÂNICO: O mercado brasileiro de caminhões é competitivo. Quais os desafios que a empresa enfrenta para crescer e se consolidar no Brasil?

 

CARLOS TAVARES: A PACCAR Parts é a divisão de peças do grupo PACCAR, fornecendo componentes para os caminhões DAF, com a linha genuína DAF, para os motores PACCAR MX que equipam os caminhões DAF, com a linha genuína PACCAR, e para caminhões, carretas e ônibus de diferentes marcas, com a linha multimarcas TRP. Diante deste cenário, o desafio de atender um mercado tão variado é solucionado exatamente pela nossa linha multimarcas, um de nossos diferenciais, permitindo que os clientes realizem a manutenção de toda a sua frota em um só lugar, na rede de concessionárias DAF.

 

O MECÂNICO: No início deste ano, a Ford encerrou as atividades da fábrica de caminhões. A PACCAR pode aproveitar a saída da concorrente para ganhar mercado?

 

TAVARES: A saída da Ford abre uma oportunidade para o mercado de reposição e, com a TRP, temos itens que atendem a essa demanda. Por isso, a PACCAR Parts vê uma oportunidade de novos negócios com essa mudança no mercado.

 

…o desafio de atender um mercado tão variado é solucionado exatamente pela nossa linha multimarcas, um de nossos diferenciais…”

 

O MECÂNICO: O Brasil é um país continental, com diferentes necessidades em cada região. É possível atender com produtos e serviços de maneira consistente estas diferentes demandas?

 

TAVARES: Sim. A PACCAR Parts trabalha com peças de alta qualidade, reconhecidas no mercado por atenderem o padrão global PACCAR, com disponibilidade de peças em todo o país. Além disso, toda a mão de obra é altamente qualificada, treinada pela DAF Academy. Sabemos que o desafio é grande, mas entregamos o melhor em produtos e atendimento especializado em qualquer parte do Brasil.

 

O MECÂNICO: Além de comercializar peças para a sua linha de caminhões, a empresa ampliou o segmento de pós-vendas e passou a oferecer peças multimarcas. Qual o tamanho desta operação e o quanto ela pode auxiliar a empresa crescer?

TAVARES: A linha multimarcas TRP foi lançada em 1994, completando, em 2019, 25 anos de tradição no mercado global. No Brasil, a linha chegou junto com o portfólio PACCAR Parts, em 2013, contando atualmente com 56 linhas e mais de 5.000 itens disponíveis. A marca TRP possui grande relevância para os negócios da empresa, por isso, recebe fortes investimentos para o lançamento de novas linhas de produtos e a ampliação constante do portfólio, incluindo a entrada em novos segmentos, como a linha de caminhões semipesados, ações que são diferenciais no mercado.

 

O MECÂNICO: Como é feita a distribuição? Ela opera em quantos pontos de venda?

 

TAVARES: A PACCAR Parts possui seu centro de distribuição de peças localizado em Ponta Grossa, no Paraná, operando em 33 pontos de atendimento da rede DAF, sendo 23 concessionárias e 10 Postos de Serviço Autorizado. Estamos presentes em quase todo o território nacional e abrangemos as principais regiões do País.

 

A saída da Ford abre uma oportunidade para o mercado de reposição…

 

O MECÂNICO: E como fazer o cliente de outra marca entrar em uma concessionária DAF para comprar peças?

 

TAVARES: Além da garantia de qualidade, a praticidade de encontrar todas as peças de que precisa em um só lugar é um grande diferencial para nossos clientes. Recentemente lançamos também o catálogo eletrônico, que facilita ainda mais a busca pelas peças. Em breve, vamos lançar o E-Commerce, em que o cliente poderá escolher e adquirir as peças de forma 100% online. Ou seja, tudo é pensado para tornar o processo mais ágil e menos burocrático.

 

O MECÂNICO: O profissional da mecânica independente é um importante cliente, pois é comprador de peças. Existe alguma estratégia para este público?

 

TAVARES: O mecânico independente é, sim, um público importante e todas as melhorias que estamos lançando, como o catálogo eletrônico e o E-Commerce, são pensadas para eles também. O objetivo é facilitar o acesso às informações de todo o nosso amplo portfólio de produtos.

 

O MECÂNICO: Cursos, treinamentos, são importantes para reciclar o mecânico independente. A empresa faz ou pretende promover estas ações junto a este público?

 

TAVARES: A equipe que realiza o atendimento na Rede de Concessionárias DAF recebe treinamentos constantes pela DAF Academy, Centro de Formação e Treinamento, implementado no Brasil seguindo o padrão de treinamento da empresa na Europa. A DAF Academy é responsável pela capacitação das equipes de serviço de toda a Rede de Concessionárias DAF. Com nossos fornecedores atuando como instrutores e orientando o mecânico independente, a PACCAR Parts consegue desenvolver uma relação de parceria e capacitação, oferecendo treinamentos técnicos que ajudam as oficinas independentes a conhecer a nossa linha de produtos e suas aplicações.