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Eletricidade: Esquemas elétricos do motor do Celta e Prisma 2009 (pt.2)

Veja a representação dos circuitos elétricos da linha 2009 dos compactos da General Motors

 

Fabricado entre 2000 e 2015, o Chevrolet Celta passou por sua primeira reestilização em 2006. Ganhou nova frente, traseira e interior, porém manteve a estrutura do Corsa de 1994. Possuía dois tipos de acabamento conhecidos como Life e Spirit (a versão Super saiu de linha em 2009) em três ou cinco portas. No mesmo ano ganhou a versão sedã Prisma, com motorização 1.4 Flex de 89/87 cv (E/G) de 2006 até 2008. A partir de 2009, passou a ter 97/95 cv. Ainda em 2008, o motor VHC se tornou o VHC E, subindo de 70 cv para 78/77 cv. Foi lançado também em 2009 o Prisma com motorização 1.0 VHCE, versão Life, na tentativa de substituir o Corsa Classic, mas, sem sucesso, saiu de linha em poucos meses. Confira nesta edição a segunda parte da série de esquemas elétricos. Para mais informações, confira a edição nº287 (março/2018) da Revista O Mecânico.

 

COMO INTERPRETAR OS DIAGRAMAS ELÉTRICOS

 

 

Certo do diagnóstico, é hora de colocar a mão na massa, tomando sempre alguns cuidados para proteger os componentes elétricos e evitar incêndios. Algumas dicas são:

 

•  Antes de remover a bateria ou desconectar o cabo dos terminais, desligue a chave de ignição e todos os demais interruptores, evitando assim que o componente do semicondutor seja danificado.

 

• Sempre solte os cabos na seguinte sequência: primeiro o terminal negativo (-) e depois o terminal positivo (+). Na montagem, faça o processo inverso.

 

•  Nunca puxe as conexões pelo chicote elétrico, segure nos conectores para separá-los. Na montagem, um click vai garantir que estão corretamente travados.

 

•  Não exponha conectores e componentes elétricos à água.

 

 

VENTILADOR DE ARREFECIMENTO (ANO MODELO 2009)

 

 

SUBSISTEMA DA BUZINA (ANO MODELO 2009)

 

 

SISTEMA DE FREIO (ANO MODELO 2009)

 

 

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