Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Entrevista – Mercado Promissor

Por: Edison Ragassi

O segmento de venda de peças para o mercado de reposição é importante até para as montadoras. Prova disso é que elas investem em linhas que atendem marcas concorrentes. Este ano chegou ao Brasil a linha de produtos Omnicraft da Ford. As peças e itens comercializados são destinadas a veículos de montadoras concorrentes. A Ford disponibilizava no mercado nacional os produtos Motorcraft, porém, só com itens voltados aos modelos Ford. Para contar como a companhia irá gerenciar as duas marcas, falar sobre as estratégias de comercialização e aproximação com os mecânicos independentes, o engenheiro mecânico, Joaquim Arruda Pereira, que é o atual Diretor de Serviços ao Cliente da América do Sul, concedeu entrevista exclusiva para Revista O Mecânico. O executivo está na Ford desde 1997 e passou por áreas como a de chassis e carroceria, engenharia de serviços. Também foi diretor de pós-vendas na Venezuela, Colômbia e Equador.

Revista O Mecânico: A Ford tem tradição no mercado de reposição com a linha de peças Motorcraft. Qual é o posicionamento atual da marca no Brasil? E como ela é distribuída?

JOAQUIM ARRUDA PEREIRA: A Motorcraft tem cinco décadas de tradição no mercado brasileiro no fornecimento de componentes para os veículos Ford. Os principais pilares da marca são proporcionar qualidade, segurança e confiança para o mercado de reposição. São mais de 20 linhas de produtos que podem ser encontradas nas 400 concessionárias Ford de todo o Brasil e também nos distribuidores de peças nomeados em Recife, Fortaleza, Brasília, Manaus, Salvador, Campinas, Campina Grande, Natal, João Pessoa, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Maceió, Maringá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Uberlândia e Curitiba.

O Mecânico: : Recentemente a Ford lançou a linha Omnicraft posicionada para veículos de outras marcas. Como surgiu a Omnicraft?

ARRUDA PEREIRA: A Omnicraft é uma marca global da família Ford que foi lançada nos Estados Unidos e na Europa em 2017 para atender uma parcela até então inexplorada do parque circulante, formada por veículos de outras montadoras. No Brasil, o lançamento ocorreu em junho deste ano. Com ela, apostamos na versatilidade das aplicações multimarcas para conquistar um espaço adicional no mercado.

 

“Em termos de compra de volume, São Paulo se destaca pela própria força de mercado”

 

O Mecânico: A linha Omnicraft vai substituir a marca Motorcraft? E quais os canais que a empresa utiliza para fazer estes produtos chegarem ao comprador?

ARRUDA PEREIRA: As duas marcas são complementares e não substitutas: a Motorcraft possui produtos aplicáveis a veículos Ford, enquanto a Omnicraft vem suprir a demanda dos veículos de outras montadoras. Os canais de comercialização da Omnicraft são os mesmos da marca Motorcraft, ou seja, concessionárias Ford e distribuidores de peças já nomeados.

 

O Mecânico: : Por que uma fabricante de veículos investe no segmento de reposição de peças para atender veículos de concorrentes, já que tem que enfrentar as montadoras concorrentes e as fabricantes de autopeças que atuam também no mercado de reposição?

ARRUDA PEREIRA: Porque o parque circulante de veículos fora de garantia de outras montadoras é imenso e, pela configuração de competitividade do segmento, sabemos que há espaço para todos. A Ford tem ao seu lado a tradição de cerca de 100 anos de atuação no mercado nacional e este endosso nos permite atuar fora da zona de conforto, visando a agregar qualidade e confiabilidade para os mecânicos independentes e autopeças.

 

O Mecânico: O Brasil é um país de dimensões continentais com demandas específicas por região. Como fazer para atender todas estas necessidades?

ARRUDA PEREIRA: Todas as regiões do Brasil são interessantes para o plano de expansão da marca Omnicraft. Mas, geralmente, as com maior potencial de crescimento são aquelas onde há um parque circulante mais antigo, com um ciclo de troca do veículo mais alongado. Para 2019, teremos ações de divulgação específicas para cada região, incluindo ativações e promoções nos pontos de venda.

 

“…o parque circulante de veículos fora de garantia de outras montadoras é imenso…”

 

O Mecânico: Todas as concessionárias Ford oferecem a linha Motorcraft e Omnicraft?

ARRUDA PEREIRA: Todas estão aptas a comercializar ambas as marcas de peças de reposição. Algumas delas, porém, têm uma maior vocação para o negócio de atacado e fazem maiores estoques para atender as demandas das oficinas independentes e lojas de peças de sua região.

 

O Mecânico: Neste trabalho de implantação da marca Omnicraft a empresa tem atenção especial com os mecânicos independentes? Realiza ações específicas para estes profissionais?

ARRUDA PEREIRA: Sem dúvida. Os mecânicos independentes são grandes influenciadores do nosso trabalho, porque nos ajudam a direcionar novos desenvolvimentos e ações de melhoria para aumentar a relevância da marca e penetração de mercado. Já fizemos inúmeras ações desde o lançamento da Omnicraft, como comunicações segmentadas, eventos, treinamentos e ações de relacionamento em geral.

 

O Mecânico: Como fazer o mecânico entrar em uma concessionária Ford para comprar uma peça que será utilizada em um veículo de outra marca?

ARRUDA PEREIRA: O primeiro passo para incentivar esse movimento é investir em comunicação e relacionamento para que estes profissionais saibam dessa novidade e estejam abertos a adquirir peças aplicáveis a outras montadoras, por conta do endosso da marca Ford, que é sinônimo de tradição e confiabilidade no mercado nacional. Outro aspecto importante que faz parte da promessa da marca é a versatilidade das aplicações, que possibilita ao mecânico, com a compra de uma única marca, atenda a diversas demandas da sua oficina, aumentando a sua possibilidade de rotatividade e lucro.

 

“A Motorcraft possui produtos aplicáveis a veículos Ford, enquanto a Omnicraft vem suprir a demanda dos veículos de outras montadoras”

 

O Mecânico: Quais as expectativas da Ford e as marcas Motorcraft/ Omnicraft para o próximo ano?

ARRUDA PEREIRA: As expectativas são excelentes, com mais lançamentos de produtos, promoções especiais e ações de ativação nos pontos de venda.

 

O Mecânico: Em relação ao mecânico independente, ele pode contar com a empresa para progredir no seu negócio?

ARRUDA PEREIRA: Os mecânicos independentes terão uma grande novidade para 2019, que é o lançamento de uma solução tecnológica que transformará a maneira como se compram peças no mercado nacional. Uma alternativa que vai desburocratizar o dia o dia das oficinas e agregar eficiência, praticidade e economia para toda a cadeia de peças. Recomendamos que os profissionais acessem o site Reparador Ford (www.reparadorford.com.br), que todo mês traz novidades, informações técnicas, vídeos com dicas práticas de reparo, além de informações institucionais e das linhas de produto Motorcraft e Omnicraft. Uma maneira de estar sempre atualizado é se cadastrar no boletim informativo do site para o recebimento das novidades em primeira mão.

 

“As expectativas são excelentes, com mais lançamentos de produtos, promoções especiais e ações de ativação nos pontos de venda”

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php