Eletrificação, muita potência e versões inéditas no Brasil roubam a cena no evento
Texto: Andre Schaun
Fotos: Rafael Guimarães
Se a missão da 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo era desenhar o futuro da indústria nacional pelos nos próximos anos, esse objetivo foi cumprido. Veja os principais lançamentos que deram o que falar no Salão e movimentarão nosso mercado
Seguindo a tendência mundial de eletrificação dos automóveis, Chevrolet, Renault e Nissan lançaram seus primeiros carros 100% elétricos no Brasil, e mostraram-se otimistas em relação à aceitação e fixação de seus modelos no mercado.
ELETRIFICAÇÃO
A General Motors confirmou o Chevrolet Bolt EV para 2019, com preços a partir de R$ 175 mil. De acordo com a fabricante, o Bolt EV tem motor elétrico de 36,8 kgfm de torque, 203 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em 6,5 segundos. Os 60kWh de suas baterias entregam 383 km de autonomia
A Renault iniciou no próprio Salão a venda do elétrico Zoe por R$ 149.990. Com um motor elétrico de 22,5 kgfm de torque e 92 cv de potência, suas baterias de 41kWh, pode ter 80% da carga completa em apenas 1h40 e rodar até 300 km com 100% da capacidade.
O modelo elétrico mais vendido no planeta, o Nissan Leaf, também desembarcou por aqui com o maior preço entre os três, R$ 178 mil. Entregando 32,6kgfm de torque e 149 cv de potência, o hatch tem autonomia total de 389 km com suas baterias de 40 kWh.
FORD
Um dos destaques da Ford, com destino certo para o Brasil, é a inédita versão com selo ST da Ford Performance. O modelo em questão é o Ford Edge ST (Sport Technologies), o grandalhão SUV é equipado com o motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost de 54,5 kgfm de torque e 335 cv de potência, o câmbio é automático de oito marchas com seletor rotativo E-Shifter.
A versão ST conta com tração nas quatro rodas sob demanda com controle inteligente, além de suspensão com tunagem esportiva. O modelo teve prévenda iniciada no Salão e suas primeiras unidades serão entregues no primeiro semestre de 2019.
HONDA
A Honda apresentou oficialmente no Brasil a décima geração do sedã Accord, que tem previsão de ser vendido por aqui ainda este ano. Debaixo do capô, traz o inédito motor 2.0 Turbo VTEC de 37,7 kgfm de torque e 252 cv de potência – o mesmo do Civic Type R, porém amansado em 68 cv.
O novo Accord é também o primeiro carro de tração dianteira no mundo a trazer câmbio automático de 10 marchas. Segundo a fabricante japonesa, se comparada à antecessora caixa automática de 6 marchas, a 10AT é 9,97 kg mais leve e tem uma amplitude total 68% maior, com a primeira marcha 43% mais baixa e a marcha mais elevada, 17% mais alta. A alavanca de câmbio foi substituída por um seletor. Seu preço será R$ 198.500.
KIA
A marca sul-coreana apresentou o Stinger GT, um cupê de quatro portas feito sob medida para brigar com os alemães Audi A5 Sportback e BMW Série 4 Gran Coupé. Sob o capô, ele possui um 3.3 V6 biturbo de 52 kgfm de torque e 370cv de potência. Toda essa potência é gerenciada por um câmbio automático de oito marchas e distribuída para o sistema de tração integral (AWD). Seu preço é de R$ 349.990.
MITSUBISHI
A Mitsubishi confirmou que a nova geração do Pajeto Sport finalmente desembarcará no Brasil por R$ 259.990, na versão HPE diesel. Seu motor é o 2.4 de 44kgfm de toque e 190 cv de potência, movidos por uma transmissão automática de 8 marchas. Possui tração nas quatro rodas com sistema Super Select II com opção de 4×2, 4×4, 4×4 com reduzida e 4×4 parcial e reduzida.
SUBARU
A Subaru trouxe uma ótima novidade para os puristas: WRX ganhou câmbio manual de seis marchas. Sob o capô, o sedã continua com o mesmo motor 2.0 boxer de 35,7 kgfm de torque e 270 cv de potência. A tração é integral, fixada no sistema Subaru Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD e seu preço é de R$ 184.900.
VOLKSWAGEN
Uma das marcas que mais apresentou lançamentos no Salão foi a Volkswagen. As inéditas e aguardadas versões GTS de Polo e Virtus, ambos com previsão de chegada em 2019, desembarcam no Brasil com visual de GTI. Inspirados no Polo europeu, a mecânica deles será formada pelo motor 1.4 TSI, de 25,5 kgfm de torque e 150 cv de potência, com câmbio automático de seis marchas. Preços ainda não foram revelados.
Mostrou também o T-Cross, primeiro SUV compacto nacional da marca. O modelo será produzido no primeiro semestre de 2019, em São José dos Pinhais / PR, e terá motores 1.0 TSI (128 cv) e 1.4 TSI (150 cv).
E o conceito Tarok, uma picape feita na plataforma MQB para disputar mercado com a Fiat Toro e Renault Orock.
OUTROS DESTAQUES
A Suzuki apresentou a quarta geração do Jimny, que chega em 2019 com um motor 1.5 a gasolina com 13,2 kgfm de torque e 108 cv de potência e opção de câmbio automático, pela primeira vez na linha Jimny.
A BMW apresentou a nova geração do Série 3, que será produzido em Araquari (SC), e contará com dois propulsores, os dois de quatro cilindros, a gasolina, com 184 cavalos de potência para a versão 320i, e 258 cv para o 330i.
A Porsche trouxe o superesportivo 911 GT3 RS para o Brasil, que terá apenas 19 unidades à venda por aqui, pelo preço de R$ 1,2 milhão. Seu motor é o truculento V6 4.0 de 47 kgfm de torque e 520 cv de potência. Além dele, o Macan atualizado também foi novidade, o modelo mais vendido da marca no planeta conta com um motor 2.0 turbo de 37 kgfm de torque e 252 cv de potência, o preço sugerido é de R$ 329.000.