Mostra de veículos comerciais da Alemanha confirma a tendência de atingir emissão zero de poluentes
Por: Edison Ragassi, de Hannover na Alemanha
Entre os dias 20 a 27/09, em Hannover, na Alemanha, aconteceu o IAA Commercial Vehicles. A mostra é considerada a maior do mundo em veículos comerciais e de serviço.
Os principais fabricantes mostraram novidades em modelos e tecnologias para o setor de transportes. O principal objetivo é eliminar emissões, para isso a eletrificação é prioridade.
Entre os expositores, a MAN, que junto com a Navistar na América do Norte, a Hino do Japão, Sinotruk da China, Scania da Suécia e a Volkswagen Commercial Vehicles formou o Grupo Traton. Esta nova fase abre perspectivas de investimentos em produtos para o Brasil.
Uma das novidades mostradas foi o Volksbus e-Flex. Ele é elétrico, as baterias podem ser carregadas na tomada ou por um motor turbo 1.4 Flex, o mesmo do VW Golf, desenvolvido no Brasil. Foi a primeira vez que a VW Ônibus e Caminhões participou com espaço próprio e mostrou o VUC elétrico e-Delivery, o qual será produzido em Resende/RJ até 2021.
A Mercedes-Benz, integrante do Grupo Daimler, faz a estreia mundial do novo Actros, eActros totalmente elétrico, Actros NGT com propulsão a gás e o FUSO eCanter.
Na linha de ônibus as novidades foram o ônibus elétrico eCitaro, novos miniônibus, modelos rodoviários da linha Mercedes-Benz Tourismo e o Setra TopClass S 531 DT.
A nova Sprinter também foi destaque, assim como sua versão elétrica, a eSprinter e a van conceito Vision URBANETIC.
Também integrante do Grupo Traton, a sueca Scania desenvolve soluções hibridas, para atender as necessidades de eliminar a emissão de gases tóxicos. E confirmou para o nosso País o caminhão movido a biometano.
A Volvo Trucks comemorou 25 anos de existência no IAA, divulgou que alcançou 1 milhão de unidades produzidas e mostrou a edição especial do Volvo FH 25 Anos. Para os brasileiros, o presidente mundial da marca Claes Nilsson ressaltou o fato de ter comercializado seis caminhões autônomos que atuam na colheita da cana-de-açúcar. Totalmente desenvolvido em Curitiba/PR, o caminhão que anda sozinho, já tem a concorrência da Mercedes-Benz que passou a oferecer um modelo que também trabalha sem interferência do ser humano.
Sem fabricar caminhões ou vans, mas como fornecedora das principais montadoras do mundo, a ZF, que completa 60 anos de atividades no Brasil, esteve presente com as tecnologias que desenvolve para automação dos veículos.
A empresa mostrou na área externa uma van que segue o entregador enquanto ele vai até local da entrega. Ainda, um cavalo mecânico que realiza manobras dentro de um pátio para desconectar e conectar uma carreta, sem a intervenção do ser humano.
As novidades em eletrificação e automação avançam na Europa entre os veículos comerciais. O Brasil vai ter que esperar para conhecer estas soluções, já que para elas serem implantadas falta infraestrutura.
Acompanhe a cobertura do IAA em vídeo na nossa página do Facebook
*Viagem feita a Convite da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) que contou com o apoio de: MAN, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e ZF