Revisão Preventiva no Fiesta 2009
Época de férias aumenta a demanda por check-up de itens de segurança e traz mais movimento para a oficina; veja o check-up completo em um Ford Fiesta 1.6 com 81 mil km rodados
Texto: Flávio Faria
Foto: Alexandre Villela
Os meses que começam e terminam o ano sempre são de grande movimento nas oficinas. As férias escolares tornam propícias as viagens e, com isso, aumentam as visitas dos proprietários de veículos às oficinas e centros automotivos para a realizar o famoso “checkup”, um procedimento rápido, mas necessário para verificar se os principais itens de segurança do veículo estão em boas condições e assim pegar a estrada sem o perigo O de levar sustos durante o merecido descanso.
O procedimento é especialmente necessário para veículos mais rodados. É importante que o cliente seja lembrado que o checkup não substitui a revisão completa, caso o modelo tenha alcançado a quilometragem indicada pelo fabricante. Esta, mais detalhada, garantirá a saúde do automóvel por mais alguns anos.
Com mais de 100 lojas no Brasil, três delas em São Paulo/SP, a Campneus realiza um processo rápido e eficaz de diagnóstico de itens essenciais para a segurança do veículo. Para Cícero Thiago, Gerente do Centro Automotivo, o objetivo é trabalhar sempre com o máximo de eficiência. “Da chegada do cliente à apresentação do resultado, os técnicos levam no máximo 30 minutos E, em geral, os reparos também acontecem rapidamente”, conta. Para isso, a empresa utiliza muita organização, processos inteligentes e equipe bem treinada. Outro detalhe muito importante é a atenção especial que a Campneus dá à segurança. Todos os técnicos trabalham com equipamentos de proteção individual (luvas, óculos e uniforme) novos e de boa qualidade.
Encostamos um Ford Fiesta 1.6, ano 2008/ 2009 para verificar como funciona o trabalho da empresa. Apesar dos 81 mil quilômetros rodados, o carro apresentou um bom estado geral das suas peças, mostrando que o proprietário tem sido cuidadoso com as revisões. O diagnóstico identificou a necessidade da troca do cilindro da roda traseira, que apresentava vazamento, além da total sangria do fluido de freio, como sempre deve ser feita em qualquer reparo nos freios.
A sequência mostrará também a troca do estepe, palhetas ressecadas e filtro do ar condicionado, além da higienização do sistema de refrigeração da cabine. Com esses reparos corretivos, o Fiesta já pode rodar com mais segurança, mas é importante lembrar que o check-up não substitui a revisão mais completa, recomendada pela fabricante.
ROTEIRO BEM DEFINIDO
1. O trabalho da Campneus segue um roteiro impresso em uma folha. O técnico segue cada item e marca o resultado de cada diagnóstico. O processo é importante para que nada seja esquecido. No caso do Fiesta, o técnico de serviço Lucas Batista foi o responsável por realizar a avaliação.
SUSPENSÃO
2. A avaliação tem início pela suspensão. Balance e gire a roda com as mãos e verifique se há folgas no cubo de roda, pivô, terminal de direção, e rolamento de roda.
3. Retire as rodas. No Fiesta, a Campneus utilizou a máquina pneumática, vale destacar que a pneumática deve ser utilizada para soltar as porcas, o aperto é feito com torquímetro. No entanto, alguns veículos têm a rosca mais fina e o ideal é que o procedimento seja realizado com a chave de roda.
4. Com uma ferramenta de apoio verifique se há folga nas buchas da bandeja. No Fiesta, não foi constatado.
RODA DIANTEIRA
5. Verifique o estado geral do disco de freio, principalmente, se a rebarba está excessiva.
Obs.: É importante contar com a experiência de uso do cliente. Pergunte a ele sobre qualquer diferença de comportamento do sistema, como pedal pesado, dificuldade de frenagem, barulhos ou vibrações no pedal.
6. Verifique se há desgaste das pastilhas.
RODA TRASEIRA
7. Retire o parafuso central para ter acesso ao sistema de freios traseiro.
8. Verifique o estado geral da sapata de freio, cilindro de roda e mola de ancoragem das lonas. É importante se atentar para o fato de que a sapata pode estar vitrificada. Assim, ela não apresentará desgaste, mas não terá atrito com o tambor e o freio dianteiro trabalhará com carga acima do ideal.
9. Verifique o estado geral da lona para trincas e desgaste.
10. Confira se o cubo de roda apresenta oxidação.
11. Movimente lateralmente as sapatas para verificar se o sistema está travado.
12. Para fazer o teste no cilindro, aperte as coifas do sistema. Se espirrar óleo, ele está com vazamento. No caso do Fiesta, contatou-se que o cilindro estava vazando fluido.
Obs.: Com a necessidade de troca em um dos lados do freio, obrigatoriamente deve-se realizar também a substituição do cilindro da outra roda, para que não haja diferença de frenagem.
13. Verifique se há folgas ou vazamentos no amortecedor.
TROCA DE ÓLEO DO MOTOR
14. Verifique na etiqueta interna se é necessária a troca de óleo. Muitas vezes a etiqueta pode estar velha ou sem a data, então pergunte ao cliente quando foi realizada a última troca. No caso do Fiesta, a etiqueta indicava que o óleo estava em dia.
FILTRO DO AR CONDICIONADO E PALHETA DO PARA-BRISA
15. Dentro do carro, verifique o estado do filtro do ar-condicionado. No Fiesta, a análise diagnosticou que é necessária a troca do item, que estava com muitas impurezas. O modelo tem o acesso um pouco mais difícil que na maioria dos veículos, na parte de baixo do painel, pelo lado do motorista.
16. Monte a coifa de trás para frente. Cheque as palhetas do para-brisa quanto a ressecamento. Este é um item muito importante de segurança e pode ser um diferencial para evitar acidentes, especialmente nos meses mais chuvosos do ano.
17. Para substituir a palheta, cheque o adaptador. Lembre-se que a peça conta com um adesivo que precisa ser removido. A montagem é com a trava para baixo.
FILTRO DE AR DO MOTOR E RESERVATÓRIOS DE FLUIDOS
18. Para acessar o filtro de ar, retire os quatro parafusos da caixa plástica. Realize o procedimento com cuidado, pois a rosca pode facilmente espanar.
19. No Fiesta, a Campneus verificou a necessidade de troca do filtro de ar devido à sujeira. É importante alertar o cliente que filtro sujo pode enviar impurezas para dentro do motor, comprometendo o sistema de admissão.
Obs.: Não utilize a mangueira de ar comprimido no filtro de ar. O procedimento não é recomendado pelas fabricantes, pois os elementos são feitos em fibras de papel.
20. Após a limpeza interna da caixa, coloque o filtro novo e volte a parafusar.
21. Cheque se o fluido de arrefecimento está no nível correto. Se estiver abaixo do mínimo, verifique o sistema para vazamentos e complete com a proporção de água/líquido de arrefecimento indicada pelo fabricante.
22. Verifique também o reservatório de fluido de freio. No Fiesta, devido ao vazamento já diagnosticado no freio traseiro, será necessária a sangria completa do sistema.
PNEUS
23. Faça a calibragem dos cinco pneus e já realize a calibragem em acordo com as indicações do fabricante.
24. Utilizando um profundímetro, verifique o desgaste dos pneus. Segundo a legislação brasileira, o mínimo de altura dos sulcos deve ser de 1,5 mm. Oriente o cliente para que refaça essa avaliação a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses, caso o automóvel não rode muito.
25. Também verifique a validade dos cinco pneus. O dado está na lateral, ao lado das letras “DOT”, composto de quatro números, indicando a semana e o ano de fabricação do pneus. No Fiesta, o número do estepe era 5108, indicando que o pneu foi fabricado na 51ª semana de 2008. O prazo de validade para pneus é de cinco anos, mostrando que o estepe do hatch já estava vencido há quatro anos e precisa urgentemente de troca.
SUBSTITUIÇÃO DOS CILINDROS DE FREIO NAS RODAS TRASEIRAS
26. Já com a roda desmontada, para ter acesso aos mecanismos internos do freio traseiro utilize chave ou soquete de 30 mm para soltar a porca do cubo da roda.
27. Remova o tambor do freio. Observe se nele há marcas de desgaste excessivo, como azulamento, riscos e trincas.
28. A desmontagem do cilindro de roda é pelo espelho do freio. Solte o parafuso de fixação.
29. Solte a linha de freio com chave 11 mm e as fixações para liberar a peça desgastada.
30. Posicione o novo cilindro de roda e volte a apertar o parafuso de fixação.
Obs.: É importante orientar o cliente a guardar o certificado de garantia e preenchê-lo, para efetuar a troca da peça, caso haja algum defeito de fabricação.
31. Monte de volta o tambor e gire-o manualmente para se certificar de que não está raspando na sapata. Caso esteja, é necessário efetuar a regulagem através da catraca das sapatas.
SANGRIA DO FLUIDO DE FREIO
Para realizar a sangria do fluido de freio, atente para a sequência correta das rodas, pois ela pode mudar de acordo com o modelo, principalmente se ele conta ou não com ABS. Consulte o manual do fabricante.
32. Localize os parafusos de sangria na parte traseira das pinças na dianteira e atrás do espelho do tambor na traseira.
33. Encaixe um tubo fino e transparente no parafuso de sangria e coloque a outra ponta em um recipiente, que receberá o fluido usado.
34. A Campneus utiliza uma máquina que bombeia o fluido novo de forma pressurizada dentro do sistema, evitando bolhas de ar. Além de ser mais rápido, o processo evita a necessidade inconveniente de bombar o pedal do freio durante a sangria.
35. Com a máquina encaixada na entrada do reservatório de fluido, é só acionar o sistema, abrir o parafuso na roda desejada e observar a sangria.
36. Quando começar a sair fluido novo (a coloração do liquido irá mudar), aperte o parafuso e siga para a próxima roda da sequência. Após a sangria nas quatro rodas, proceda com a remontagem.
TROCA DO FILTRO E LIMPEZA DO AR-CONDICIONADO
37. No Fiesta 2009, o acesso ao filtro do sistema de ar condicionado é pelo lado do motorista, em uma posição difícil. Retire o antigo.
38. Para colocar o filtro novo, aperte nas laterais para facilitar o encaixe.
39. Junto ao novo filtro, os fabricantes enviam filtros que devem ser mantidos nas saídas do ar-condicionado do painel por 24 horas.
40. Seguindo as normas do fabricante, o processo de limpeza é realizado com o carro ligado, ar-condicionado em operação na velocidade dois, posição frontal e a recirculação ativada.
41. O produto para limpeza do sistema é colocado em um nebulizador, que evapora o produto de limpeza para a parte interna do sistema. Ao todo, o processo dura 30 minutos.
42. O procedimento de higienização deve ser repetido a cada seis meses para manter um bom funcionamento do sistema. Preencha o selo com a data em que uma nova higienização deve ser feita e cole na parte interna do para-brisa, para conhecimento do proprietário de quando ele deve ser realizado novamente.
TROCA DO ESTEPE
43. A Campneus também realizou a troca do pneu, utilizando uma montadora e desmontadora, tornando o processo rápido e seguro para o técnico. Após o balanceamento da roda e montagem, o estepe foi calibrado e novamente guardado no porta-malas.