Confira como é feita a manutenção da bandeja (ou braço) da suspensão dianteira com a troca do pivô, a substituição do terminal de direção e o articulador axial do sedã da General Motors, ano-modelo 2012
Texto: Fernando Lalli
Fotos: Alexandre Villela
Sedã familiar com boa aceitação no mercado desde o seu lançamento, o Chevrolet Cobalt tem uma mecânica sem muitos segredos, mas que exige atenção e qualidade no serviço. “Uma dica importante: sempre que for trabalhar próximo a um veículo, utilize os EPIs. No caso, as luvas e os óculos de proteção”, reforça o técnico do núcleo de pesquisa da Viemar, Rogerson Melo Marques.
Nesta reportagem, o especialista da fabricante gaúcha de autopeças fez a substituição do pivô do braço da suspensão dianteira, do articulador axial e do terminal de direção em um Chevrolet Cobalt 2012, com as peças originais de fábrica. O procedimento foi executado na oficina Dr. American Car, na Zona Norte de São Paulo/SP.
Braço de Suspensão e Pivô
1. Retire a roda. Lembre-se de deixar o volante destravado.
2. Com soquete e chave combinada 15mm, solte o parafuso de fixação do pivô na manga de eixo.
3. Para ter acesso à fixação da bandeja no quadro da suspensão, solte a proteção plástica inferior lateral, presa por dois parafusos torx T20 (3a) e uma trava perto do flexível de freio, que deve ser liberada com chave de fenda (3b).
4. Afaste a proteção para encaixar a ferramenta pneumática com soquete 18mm no parafuso de fixação do braço de suspensão (bandeja) e soltá-lo. Essa mesma fixação possui um contrapeso.
5. Retire o parafuso traseiro do braço de suspensão com soquete 21mm.
6. Após a remoção dos parafusos, desencaixe o pivô da manga de eixo e retire o braço de suspensão.
Importante: Se o pivô oxidar, o que dificulta sua remoção, não pode abrir a fenda da manga de eixo. Isso muda o diâmetro do furo e prejudica a “mancalização” do pivô. Isso pode, em alguns casos, causar a sua quebra. Caso haja dificuldade na retirada do pivô, prefira o uso do martelo de borracha.
7. Com uma furadeira de bancada, perfure os rebites de fixação do pivô. Primeiro, utilize broca 6 mm e depois broca 8mm (7a). Por fim, use uma talhadeira para cortar o rebite (7b).
8. Após cortar o rebite, retire o pivô e limpe a área de assentamento para a instalação do pivô novo. Verifique se a peça nova vem com o certificado de garantia e o kit de fixação.
9. Sempre coloque os parafusos com a cabeça para cima e as respectivas contra-porcas para baixo.
10. Faça a fixação do pivô com chave 17mm. Torque de aperto nas porcas é de 30Nm.
11. Antes de montar o braço de suspensão, limpe o alojamento de encaixe do pivô na manga de eixo
12. Monte o braço no quadro de suspensão, encaixando primeiramente as conexões com as mãos (12a). Não se esqueça do contrapeso no parafuso dianteiro (12b).
13. Aplique os torques indicados pela fabricante do veículo nos parafusos do braço de suspensão.
14. Insira o pivô na manga de eixo com as mãos (14a). Verifique se o furo do parafuso de fixação do pivô está alinhado com o encaixe no próprio pivô (14b). Antes de montar o parafuso de fixação do pivô na manga, examine a condição da rosca para garantir um aperto perfeito
15. Coloque o parafuso com a cabeça para frente e a contra-porca para trás. Aperte-o com chave 15 mm (15a) e aplique torque final de 90 Nm (15b)
Articulador Axial e Terminal de Direção
16. Remova a porca do terminal de direção com chave 18mm.
17. Utilize um sacador para soltar o terminal de direção de sua conexão com a manga de eixo.
18. ) Para facilitar a instalação e alinhamento, conte em quantas voltas o terminal está inserido no fuso do articulador axial. No veículo desta matéria, foram 15 voltas.
19. Utilize um alicate universal para remover a abraçadeira do tipo mola que fixa o guarda-pó da caixa de direção no articulador axial.
20. Com uma chave de fenda, solte a outra abraçadeira metálica do guarda-pó, esta do tipo janela
21. Retire o guarda-pó. Sempre verifique quanto a rasgos ou danos. Esses problemas permitem a entrada de sujeira que vão contaminar o articulador axial e/ou a caixa de direção.
22. Para travar a cremalheira, use chave 21mm (22a). Já para sacar o articulador axial, utilize ferramenta especial Raven 105001 para a função (22b).
23. Na união do articulador axial com a cremalheira, o Cobalt 2012 utiliza trava mecânica (23a). A Viemar recomenda a utilização de trava química na rosca. Aplique apenas um filete. Evite o excesso (23b).
24. Antes de inserir o articulador axial, limpe o furo da cremalheira.
25. Instale o articulador axial, mas não aperte excessivamente. Apenas o encoste.
26. O torque de aperto no articulador axial é de 120Nm. Não se esqueça de travar a cremalheira para evitar a sobrecarga no pinhão da caixa de direção na hora do aperto final
27. Insira o guarda-pó da caixa de direção e substitua as duas abraçadeiras.
28. Coloque de volta a porca do articulador axial.
29. Instale o novo terminal de direção e aplique o mesmo número de voltas da peça antiga para se aproximar ao máximo do alinhamento original.
30. Encaixe o terminal de direção na manga de eixo. Aplique torque de aperto de 90Nm na porca de fixação.
31. Faça o aperto da porca de regulagem do articulador axial com chave de boca 22mm. Para travar o terminal, use chave de 20mm.
32. Monte a roda. Aplique torque de 140Nm nos parafusos.
Obs.: Sempre após um reparo no sistema de direção e/ou suspensão, é recomendável verificar o alinhamento e o balanceamento das rodas.