Climatização: Compressor de Ar-condicionado do Chevrolet Corsa 2009

Compressor de Ar-condicionado do Chevrolet Corsa 2009

 

Confira o processo completo de manutenção do sistema de ar condicionado, incluindo a substituição do compressor e limpeza de todo o conjunto

Por: Gustavo de Sá
Fotos: Fernando Lalli

 

O sistema de ar-condicionado é um dos itens que merece atenção quando o assunto é manutenção automotiva, por estar diretamente relacionado à saúde dos ocupantes do habitáculo do veículo.

 

Uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do sistema é o compressor. Esse componente é responsável por fazer circular o fluido refrigerante no circuito e aumentar a pressão, contribuindo para o resfriamento ou aquecimento da temperatura na cabine.

 

Trazemos nesta reportagem o procedimento da substituição do compressor do ar-condicionado em um Chevrolet Corsa 1.4 2009. O proprietário do veículo se queixava-se de ruídos no sistema. “Mesmo com o ar-condicionado cumprindo seu papel de baixar a temperatura no interior do carro, optamos pela troca do compressor por um novo devido ao ruído”, afirma o mecânico Ernesto Miyazaki, diretor técnico da oficina Arcon Ar-Condicionado Automotivo, localizada em São Paulo/SP.

 

Além da troca do compressor, foi realizada a limpeza de todo o sistema. A instalação foi acompanhada pelo contato de Vendas da divisão de Reposição da Magneti Marelli, Marcio Antonio Pereira.

 

MEDIÇÃO E DESMONTAGEM

 

1. Coloque o manômetro nos pontos de conexão das pressões alta e baixa do sistema de ar-condicionado. Para isso, remova a tampa e verifique se a borracha está em bom estado. Caso não esteja, substitua por uma nova.

 

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2. Para testar a eficiência do sistema, é necessário realizar medições de pressão e temperatura (no interior do veículo) em quatro diferentes cenários: velocidade mínima da ventilação e motor em marcha lenta; velocidade mínima da ventilação e motor acelerado a 2.000 rpm; velocidade máxima da ventilação e motor em marcha lenta; velocidade máxima da ventilação e motor acelerado a 2.000 rpm. Em todos os ensaios, a recirculação de ar deve estar ativada e a posição de saída frontal de ventilação selecionada. Veja na tabela os valores registrados no Chevrolet Corsa 1.4 2009:

 

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Obs.: Os valores estavam dentro do padrão para a idade do veículo e do compressor, ainda original de fábrica. Como o proprietário se queixava de ruído, a troca foi realizada.

 

3. Use o identificador da qualidade do fluido refrigerante para verificar se o líquido é o recomendado (R-134a). De acordo com Ernesto, existe a possibilidade de o fluido refrigerante estar contaminado ou ser de outra procedência, o que pode danificar a estação de reciclagem no momento do recolhimento, causando prejuízos à oficina.

 

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4. Conecte os engates nos sistemas de alta e baixa pressão e recolha o fluido com a estação de reciclagem. Este processo leva, em média, 25 minutos. Neste veículo, foram recolhidos 738 g de fluido ao todo.

 

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5. Por baixo do carro, retire a correia de acessórios que passa pela polia do compressor com o auxílio da chave combinada de 15 mm (no tensionador) e 17 mm (para fazer a alavanca).

 

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6. Retire as conexões ligadas ao compressor com o auxílio de uma chave estrela de 12 mm, um prolongador e um cotovelo. Depois de retirado o torque inicial, use uma chave-catraca para facilitar a remoção. Remova os três parafusos de fixação do compressor. Desconecte o conector elétrico da bobina do compressor e remova o compressor por baixo do
veículo.

 

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NA BANCADA

 

7. Prenda o compressor na morsa para iniciar o processo de desmonte da peça. Remova a embreagem com uma chave de bomba d’água e torx 30 (7a). Remova o parafuso do meio para soltar o cubo do compressor (7b).

 

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8. O retentor apresentava sinal de vazamento do fluido refrigerante do ar-condicionado. Neste caso, é indicada a troca do retentor e rolamento.

 

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9. Para fazer a troca, retire a trava elástica com a ajuda de um alicate de anel e remova o rolamento . Retire a trava elástica da bobina do compressor, liberando-a .

 

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10. Mude a posição do compressor para fixação pela base e retire os 6 parafusos que fixam a tampa com a chave L10 sextavada (10a) e remova-a (10b).

 

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11. Pela cor do óleo e a inspeção visual, esse compressor ainda poderia ser utilizado. Porém, havia marcas de atrito na tampa, mostrando a origem do ruído e a necessidade de troca desse compressor.

 

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12. Será instalado o compressor fornecido pela Magneti Marelli, de especificação 8FK 351 127-761. Antes da instalação no carro, é necessário preparar o componente. Para isso, remova o óleo que já vem no equipamento, conforme recomendação da fabricante. Prenda o compressor na morsa e use uma chave L 17 mm para soltar o parafuso da tampa do óleo (12a). Aplique o novo óleo no componente (12b) e prenda a tampa com o parafuso, utilizando novamente a chave L 17 mm.

 

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LIMPEZA DO SISTEMA

 

13. Remova o para-choque do veículo para criar mais espaço para substituir o filtro secador e remover o condensador com mais eficiência para, em seguida, fazer a limpeza do sistema de ar-condicionado antes da instalação do novo compressor. Utilize uma chave-catraca com soquete torx 25 para remover os quatro parafusos de fixação do para-choque.

 

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14. Com uma catraca com soquete 10 mm, remova os três parafusos que fixam o filtro secador e retire-o do carro. Assim como o compressor, o filtro secador antigo deverá ser substituído por um novo.

 

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15. Solte a válvula de expansão com um soquete de 8 mm, extensor e uma catraca. Com um soquete Allen 4 mm, solte os parafusos de fixação do outro lado da válvula de expansão. Retire o componente e lave-o com o produto R-141b.

 

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16. Com uma torx 20, solte o parafuso da parte superior do condensador e remova a tubulação plástica de entrada de ar. Solte o parafuso E 12 da conexão do condensador. Depois, remova o último parafuso de fixação do condensador com uma chave estrela 12 mm.

 

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17. Encaixe as ferramentas específicas nos trechos do sistema de ar-condicionado para o processo de limpeza. Retire o sensor de pressão do ar-condicionado e a válvula de pressão com o extrator de válvula.

 

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18. Com uma chave de 16 mm e um soquete importado (específico para essa tarefa), remova a válvula de alta pressão.

 

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19. Solte a mangueira de sucção com o auxílio de uma chave estrela de 12 mm, extensor e chave catraca. Retire a mangueira para fazer a limpeza.

 

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20. Para remover o óleo antigo, use o fluido de limpeza R-141B. Esse líquido é injetado no sistema do ar-condicionado utilizando-se a garrafa específica de limpeza com pistola conectada à linha de alta pressão de nitrogênio (máximo 100 psi). Coloque um pano limpo tampando as saídas de cada tubulação (tubo líquido, evaporador, tubo de sucção, e condensador) e verifique a cor do óleo lubrificante e/ou resíduos extraídos durante o processo de limpeza. É necessário realizar o ciclo de limpeza várias vezes até o momento em que não há mais sujeira ou óleo contaminado saindo pelas tubulações, evaporador e condensador.

 

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REMONTAGEM

 

O restante da montagem segue a ordem inversa da desmontagem, notando os detalhes a seguir:

 

21. O novo compressor deve ser instalado antes dos demais componentes do sistema.

 

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22. Após a montagem de todo o sistema, é preciso fazer o teste de estanqueidade, para verificar se não há vazamentos. Utilize o manômetro com nitrogênio, tomando o cuidado de inverter os engates: aplique pressão utilizando o manômetro e mangueira de alta pressão e engate da baixa pressão. “Se colocarmos a alta pressão somente pela alta, ele acaba barrado entre a válvula de expansão e o compressor, impossibilitando o teste de todo o sistema. Com a inversão, é possível testar a pressão por completo”, afirma Miyazaki. Dica: jogue detergente nas conexões para verificar se não há vazamentos e verifique pelo manômetro de alta pressão se há alguma queda da mesma. Se houver, tente identificar e efetuar o reparo. Terminado o teste, libere a pressão aplicada.

 

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23. Com a máquina recicladora, aplique o vácuo no sistema para eliminar qualquer vestígio de umidade (um processo que leva de 40 minutos a uma hora, em média). Após a aplicação do vácuo, adicione o fluido refrigerante na especificação e quantidade recomendada pelo fabricante.

 

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24. Terminado o processo de instalação, repita as quatro medições do passo nº 2 e anote os dados para comparação entre os valores do compressor antigo e novo. Confira abaixo a tabela com a medição feita após a instalação:

 

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7 comentários em “Climatização: Compressor de Ar-condicionado do Chevrolet Corsa 2009

  1. ola amigo muto bom suas explicação útil de mais, Meu carro e um Fiat stilo 1.8 8v em toda oficina que levo fala que meu compressor esta perdendo pressão isso tem conserto .

  2. Parabéns pelo trabalho essa informação é de extrema importância para nós reparadores muito obrigada. Abraço…

  3. Muita didática essa matéria sobre manutenção do Ar Condicionado. Conheço muito bem a qualidade e garantia do serviço prestado pela equipe técnica da Arcon, com a supervisão do Ernesto. Compressor é uma peça de cara substituição. Por isso recomendo a ARCON, cujo preço cobrado é justo e oferece a garantia e o acompanhamento técnico por meses.

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