Por: Edison Ragassi
No segmento de reposição, o mecânico de automóveis é o profissional que influencia o proprietário do veículo de várias formas. Ele avalia as condições do carro que necessita de reparos e manutenção, indica quais peças e de qual marca utilizar. Geralmente, o mecânico é quem faz as compras e tem em mente qual marca é a melhor.
Para esclarecer e ter uma ampla mostra de como este profissional se comporta, a Revista O Mecânico, em parceria com o instituto IBOPE CONECTA, realizou uma pesquisa feita com mecânicos de automóveis de todo o Brasil.
Ela identifica o conhecimento de marcas e hábitos de consumo destes profissionais.
Os participantes são proprietários de oficinas ou mecânicos contratados.
A pesquisa aconteceu no período de 16 de março a 06 de abril de 2017. O estudo quantitativo foi realizado com entrevistas online, sendo três as fontes: listagem do mailing da Revista O Mecânico, portal omecanico.com.br e facebook.com/omecanico.
No total, 1.150 entrevistados responderam às questões. A margem de erro divulgada pelo IBOPE CONECTA é de 3 pontos percentuais para o total da pesquisa, assim, o nível de confiança é de 95%.
Os resultados obtidos pelo estudo do IBOPE CONECTA apontam que o mecânico de automóveis busca proximidade, ele valoriza as empresas e marcas mais próximas, aquelas que se preocupam em auxiliá-lo no dia a dia de trabalho com palestras, cursos e treinamentos.
Nesta edição publicamos a segunda parte deste estudo com exclusividade para o leitor da Revista O Mecânico.
A segunda fase divulga quais as marcas que o mecânico lembra e compra de: molas/discos de freio/ferramentas/pastilhas de freio/sistemas de freio/amortecedores/juntas homocinéticas.
Na próxima edição publicaremos a última parte deste estudo.