Confira o procedimento de remoção e instalação das juntas homocinéticas fixa e deslizante em um Volkswagen Gol 1.0, ano 2008
Texto: Flávio Faria
Fotos: Isabelly Otaviano
Mesmo sendo um dos componentes mais duráveis dos automóveis (quando bem usada), a junta homocinética também tem seu tempo de vida útil. É importante que o amigo mecânico oriente os clientes sobre a importância de dirigir adequadamente, sem forçar o sistema de suspensão e transmissão, e faça uma revisão a cada 10 mil km rodados. Desta forma, aumenta a probabilidade da peça alcançar uma vida útil de mais de 60 mil km.
O modelo desta reportagem, um Volkswagen Gol 2008, já passou há muito tempo desta quilometragem: está com aproximadamente 230 mil km rodados – e a coifa da junta já estava rasgada, permitindo a entrada de poeira e detritos prejudiciais para o funcionamento da transmissão. Ou seja, a manutenção neste caso era urgente.
Agora, o modelo vai ganhar vida nova na sua transmissão com o kit da Perfect Peças Automotivas, empresa que está há 21 anos no mercado de reposição. A substituição dos componentes não é complicada, mas exige atenção aos detalhes. Os kits trazem todos os componentes necessários para a troca e o documento de garantia traz os valores exatos de torque para aperto. Ficaram a cargo do procedimento de substituição dos componentes com os técnicos da Perfect, Luis Augusto e Murilo Amorim, que realizarão o procedimento.
Retirada da junta homocinética do veículo
1) Com o veículo no solo, solte os parafusos de fixação da roda. Dica: utilize a ferramenta de forma adequada, sempre em posição para empurrá-la com a palma da mão.

2) Para manter o balanceamento das rodas, marque a posição, utilizando como referência o pino em relação ao furo do disco.


Obs: Ao tirar a roda, marque com caneta a posição correta.
3) Retire o protetor de cárter, removendo os parafusos de sustentação.

4) Para soltar a porca central da junta homocinética, peça a um auxiliar que pressione o pedal do freio. Aponte um parafuso no disco de freio antes de soltar a porca. Com isso, utilize a chave e um soquete adequados para girar e remover a fxação.

5) Realize a soltura da porca de fixação do pivô da bandeja utilizando uma chave 16 mm.

6) Desacople o pivô da bandeja fazendo a alavanca com uma chave de fenda.

7) Com uma chave Allen 6 mm, solte a junta deslizante da transmissão.

8) Desacople o conjunto da manga de eixo.

9) Remova o conjunto da transmissão.

Substituição da coifa e componentes
10) Corte as abraçadeiras com um alicate e remova a coifa velha.


11) Utilize um sacador para junta homocinética, acople a ferramenta e rosqueie a porca no componente para conseguir soltar a peça.


12) Coloque primeiro a abraçadeira menor.

13) Em seguida, posicione a coifa nova no semieixo.

14) Coloque a trava de segurança.

15) Aplique a graxa na junta homocinética até preencher completamente a parte interna da peça. O restante que sobrar, distribua na parte interna da coifa (15a).



Dica: Antes da montagem, confira se o semieixo está em boas condições, verificando as estrias da ponta (15b).
16) Introduza a junta homocinética no estriado do semieixo e rosqueie a porca no pino. Com um martelo de borracha, termine de encaixar a peça e certifique-se de que está se movimentando corretamente (16a).


17) Cubra a junta homocinética com a coifa e aplique a abraçadeira, apertando com um alicate específico (17a).


Substituição dos componentes da junta deslizante
18) Utilize um alicate para retirar a trava e um alicate de corte para tirar as abraçadeiras.

19) Desacople a coifa da junta deslizante e retire a junta (19a) do semieixo para conseguir tirar a coifa velha (19b).



20) Com um pano que não solte fiapos, retire o excesso de graxa.

21) Coloque a abraçadeira e a coifa nova (21a).


Atenção: verifique a condição das estrias no semieixo.
22) Introduza a junta no eixo, sempre pelo lado das estrias que possui o rebaixo maior na borda, e aplique a trava de segurança.


23) Fixe a abraçadeira com um alicate.

24) Aplique a graxa preenchendo completamente a região das esferas da junta. Distribua o restante da graxa no interior da coifa.


25) Utilizando os guias, monte os parafusos na junta.

Montagem no automóvel
Para montar novamente no automóvel, lembre-se de verificar os valores de torque de aperto no manual de aplicação da peça ou no manual de manutenção do veículo.
1) Posicione o semieixo no automóvel e aperte os parafusos (1a).


2) Acople a bandeja no pivô, posicione e aplique o torque correto nos parafusos de fixação.

3) Aplique a porca central da junta homocinética.

4) Dê o aperto na porca central, com 300 Nm de torque, solte 360 graus, e dê o torque final, com 50 Nm.

5) Não se esqueça de remontar o protetor de cárter.

Mais informações: Perfect – 0800 726 4800
Essa sequencia de torque está errada e realmente perfect deixa muito a desejar
Boa tarde.
Agradeço a explicação, mas gostaria de saber se este torque de 300Nm – 360° + 50Nm se está indicado para o seat ibiza 1.4 16v 6L1 de 2005?
Desde já agradecido
Odebe, para assinar a Revista, acesse: https://omecanico.com.br/assine-a-revista/
Um abraço.
Muito bom
queria saber sobre parte elétrica também, gostaria de receber revistas e informacoes
Boa tarde, aqui pra nós mas a qualidade das peças perfect é muito ruim, eu só indico no último caso. Digo isso pq sou mecânico a 10 anos, a peça não chega nem a perder a cor e já dá folga principalmente pivores, terminais etc. ..
Precisa muito melhorar!